Pesquisa em visualização na educação matemática: conceitos, tendências e perspectivas

Autores/as

  • Cláudia Regina Flores UFSC
  • Débora Regina Wagner UFSC
  • Ivone Catarina Freitas Buratto UNIPLAC

Palabras clave:

visualização matemática, pesquisa em educação matemática, visualidade.

Resumen

Este artigo apresenta um estudo sobre como pesquisadores conceituam, ou dão significado ao termo visualização na pesquisa em educação matemática. Busca-se mapear e classificar tendências na pesquisa brasileira sobre visualização na educação matemática, tomando os trabalhos apresentados no Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM). Por fim, destaca-se que uma nova tendência teórica vem sendo problematizada tanto para descontruir os princípios fundantes sobre os quais se construíram a noção de visão e percepção, quanto para fomentar novos aportes teóricos para a pesquisa sobre visualização matemática.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Cláudia Regina Flores, UFSC

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática. Professora do Departamento de Metodologia de Ensino – CED/UFSC e do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica/PPGECT/CFM/CCB/CTC/CED–UFSC. Pesquisador Produtividade nivel 2 CNPq.

Débora Regina Wagner, UFSC

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica/CFM/CBB/CED–UFSC.

Ivone Catarina Freitas Buratto, UNIPLAC

Mestre em Educação Cientírica e Tecnológica. Professora do Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes e do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica/CFM/CBB/CED–UFSC

Publicado

2012-04-30

Número

Sección

Artigos