A Educação matemática em questão

provocações a partir de Florence Weber e Wittgenstein

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i3p281-296

Palavras-chave:

Cena social, Jogos de linguagem, Educação matemática

Resumo

O presente artigo objetiva problematizar a sociologia proposta pela francesa Florence Weber em consonância com a Educação Matemática, tomando como eixo articulador, principalmente, seu conceito de cena social, bem como as teorizações defendidas pelo Segundo Wittgenstein, a de jogos de linguagem. A ideia é criar possibilidades para pensar a Educação Matemática de outro modo, criando linhas de fuga e considerando os diferentes significados que ela possui na contemporaneidade. A partir disso, o presente artigo explicita alguns elementos Modernos na fabricação da Matemática, mostrando como ela foi se instituindo como uma forma de conhecimento verdadeira na sociedade ocidental em diferentes tempos e espaços. Posteriormente, apresenta a matemática como um jogo de linguagem e como cena social. Por fim, são tecidas algumas considerações a respeito de um possível rumo para a educação matemática, sugerindo que ela passe a ser visualizada de outro modo, não como uma ciência dura, mas como algo que transcende os cálculos exatos e pode ser encontrado nos modos de saber e fazer de diferentes culturas. Assim, poderiam ser levadas em consideração estratégias que divergem das impostas pela escola, possibilitando a criação de outros modos de matematizar que podem estar silenciados.

Biografia do Autor

Ketlin Kroetz, Instituto Federal de Rio Grande do Sul

Doutora em Educação em Ciências e Matemática

Paula Correa Henning, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Educação

Diego Machado Ozelame, Universidade Tecnológica Federal de Parana

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática

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Publicado

2023-10-03

Como Citar

Kroetz, K., Henning, P. C., & Ozelame, D. M. (2023). A Educação matemática em questão: provocações a partir de Florence Weber e Wittgenstein. Educação Matemática Pesquisa Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Educação Matemática, 25(3), 281–296. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i3p281-296