Dez anos do grupo currículo e tecnologias digitais em educação matemática
percursos de pesquisa na/para formação docente
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i1p247-275Palavras-chave:
Grupo de pesquisa, Formação de professore, Tecnologias digitais, Currículo, Educação matemáticaResumo
O presente artigo traz um panorama de pesquisas e ações realizadas em uma década pelo grupo de pesquisa Currículo e Tecnologias Digitais em Educação Matemática (CTDEM), enfatizando metodologias e lentes teóricas adotadas, integrando professores em formação inicial e continuada em diferentes níveis e contextos. Por meio da metanálise qualitativa, tornou-se possível evidenciar que as pesquisas e ações trouxeram contribuições – como a estruturação de produtos educacionais, cursos de extensão, softwares, sequências didáticas, catálogos, tutoriais, a publicação de artigos e a organização de eventos extensionistas – promovendo integração com a Educação Básica. As pesquisas realizadas até o momento apontam um olhar para o ensino com tecnologias digitais na formação inicial e continuada, indicando demandas de pesquisas futuras do CTDEM com foco nos Anos Iniciais, atividades plugadas e desplugadas a respeito da relação Matemática e Pensamento Computacional, e pesquisas sobre os impactos e possibilidades das Inteligências Artificiais Generativas, que podem suscitar situações didáticas e práticas profissionais inovadoras para o ensino de matemática em diferentes níveis e modalidades.
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