Mapeamento de pesquisas em Educação Matemática na perspectiva da metanálise a partir da BDTD (2008 - 2019): considerações sobre conceitos de área e perímetro<br>Mapping of researches in Mathematical Education in the meta-analysis perspective from the BDTD (2008 – 2019): considerations on concepts of area and perimeter

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i3p399-428

Palavras-chave:

Pesquisa qualitativa, Estudos de revisão, Metanálise.

Resumo

Resumo

O objetivo deste artigo é mapear estudos realizados na perspectiva teórico-metodológica da meta-análise no campo da Educação Matemática, disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), com ênfase em aspectos institucionais, procedimentais e temáticos, bem como analisar duas investigações do tipo metanálise que abordam conceitos de perímetro e área. Para tanto, esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa do tipo mapeamento. Os resultados indicam aumento no número de produções desenvolvidas por pesquisadores de diversas instituições de ensino superior do país e ampliação de discussões sobre esse procedimento metodológico, tendo em vista a diversidade dos referenciais teórico-metodológicos utilizados. Identifica-se variação no tipo e na quantidade de trabalhos analisados, sendo que a temática mais frequente está relacionada aos processos de ensino e aprendizagem da Matemática considerando o estudo de conceitos da matemática escolar (12 de 26 pesquisas), como por exemplo, área e perímetro, identificados como objeto de investigação das duas pesquisas apreciadas.

Palavras-chave: Pesquisa qualitativa, Estudos de revisão, Metanálise.

Abstract

The aim of this essay is to map subsidized studies in the theoretical-methodological perspective of meta-analysis within the field of Mathematical Education, available at the Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (Brazilian Digital Library of Thesis and Dissertations, BDTD), with an emphasis on institutional, procedural and thematic aspects, as well as to analyze two meta-analysis investigations that address concepts perimeter and area. Therefore, this research is characterizes as qualitative of the mapping type. The results show an increase in the number of productions developed by researchers from several higher education institutions in the country and the increase of discussions about this methodological procedure, in view of the diversity of methodological and theoretical references used. Variation in the type and quantity of studies analyzed is verified, with the most frequent theme is related to the processes of teaching and learning Mathematics regarding the study of concepts of school math (12 out of 26 studies), for example, area and perimeter, identified as the object of investigation of the two researches assessed.

Keywords: Qualitative research, Review studies, Meta-analysis.

 

Resumen

El objetivo de este artículo es mapear estudios subvencionados en la perspectiva teórico-metodológica del metaanálisis en el campo de la Educación Matemática, disponibles en la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones (BDTD), con énfasis en aspectos institucionales procedimentales y temáticos, así como analizar dos investigaciones de metaanálisis que abordan conceptos de perímetro y área. Por tanto, esta investigación se caracteriza por ser cualitativa de tipo cartográfico. Los resultados indican un aumento en el número de producciones desarrolladas por investigadores de varias instituciones de educación superior del país y un aumento en las discusiones sobre este procedimiento metodológico, dada la diversidad de referencias teóricas y metodológicas utilizadas. Se identifica variación en el tipo y cantidad de trabajos analizados, siendo el tema más frecuente el relacionado con los procesos de enseñanza y aprendizaje de las Matemáticas considerando el estudio de conceptos matemáticos escolares (12 de 26 investigaciones), tales como, perímetro, identificado como objeto de investigación de las dos investigaciones evaluadas.

Palabras clave: Investigación cualitativa, estudios de revisión, metaanálisis.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Juliana Gabriele Kiefer, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Matemática - licenciatura (2017) pela Universidade Federal de Santa Maria, curso de pós-graduação latu sensu em Metodologia do ensino de matemática da Faculdade de Educação São Luís (2018) e mestrado em Educação Matemática (2020) pela Universidade Federal de Santa Maria.

Rita de Cássia Pistóia Mariani, UFSM

Possui graduação em Matemática - Licenciatura (1997) pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Educação (2000) pela mesma instituição e doutorado em Educação Matemática (2006) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Educação Matemática atuando principalmente no ensino e na aprendizagem de Matemática na educação básica e no ensino superior, bem como na formação de professores que ensinam matemática.

Referências

Achegaua, G. A. (2016) A pesquisa acadêmica sobre o professor que ensina matemática no estado de Goiás no período de 2001 a 2012 [Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Goiás]. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/6591.

Alencar, E. S. de. & Almouloud, S. A. (2017) A metodologia de ensino: Metassíntese qualitativa. Revista Reflexão e Ação, 25 (3), p. 204 - 220. https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/9731.

Amaral, N. (2012) Meta-análise de dissertações brasileiras de 2007 a 2010: aritmética e Educação Matemática Crítica [Dissertação de Mestrado em Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo]. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10950.

Baltar, P. M. (1996) Enseignement et apprentissage de la notion d’aire de surfaces planes: une étude de l’acquisition des relations entre les longueurs et les aires au collège. [Tese de Doutorado em Didática da Matemática, Université Joseph Fourier].

Bicudo, M. A. V. (2014) Meta-análise: seu significado para a pesquisa qualitativa. Revemat, 9 (Ed. Temática (junho)), p. 07-20. https://doi.org/10.5007/1981-1322.2014v9nespp7.

Biembengut, M. S. (2008) Mapeamento na Pesquisa Educacional. Ciência Moderna.

Capes. (2019) Documento de área: área 46, ensino. CAPES: Brasília. http://capes.gov.br/images/Documento_de_%C3%A1rea_2019/ENSINO.pdf.

Cassol, V. J. (2012) Tecnologias no ensino e aprendizagem de trigonometria: uma meta-análise de dissertações e teses brasileiras nos últimos cinco anos [Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo]. http://hdl.handle.net/10923/3110.

Castro, A. A. (2001) Revisão sistemática e meta-análise. p. 1-11. Metodologia.org http://www.usinadepesquisa.com/metodologia/wp-content/uploads/2010/08/meta1.pdf

Crecci, V. M.; Nacarato, A. M. & Fiorentini, D. (2017) Estudos do estado da arte da pesquisa sobre o professor que ensina matemática. Zetetikè, 25 (1), p. 1-6. https://doi.org/10.20396/zet.v25i1.8649175.

Ferreira, N. S. de A. (2002) As pesquisas denominadas ‘estado da arte’. Educação & Sociedade, 23 (79), p. 257-272. https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013.

Filho, D. B. F. F et al. (2014) O que é, para que serve e como se faz uma Meta-Análise? Teoria & Pesquisa: Revista de Ciência Política, 23 (2), p. 205-228, http://www.teoriaepesquisa.ufscar.br/index.php/tp/article/view/401.

Fiorentini, D., Miorim, M. A. & Miguel, A. (1993). Contribuição para um Repensar... a Educação Algébrica Elementar, Pro-Posições, 4 (10), p.78-91. https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/1761/10-artigos-fiorentinid_etal.pdf.

Fiorentini, D; Lorenzato, S (2006). Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados.

Fiorentini, D. A (2013) Investigação em Educação Matemática desde a perspectiva acadêmica e profissional: desafios e possibilidades de aproximação. Cuadernos de Investigación y Formación en Educación Matemática, 8 (11), p. 61-82. https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/cifem/article/view/14711.

Kaviatkovski, M. A. C. (2017) Práticas de modelagem matemática no âmbito do ensino fundamental: um olhar a partir de relatos de experiência [Tese de Doutorado em Educação, Universidade Estadual de Ponta Grossa]. http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1240.

Larocca, P.; Rosso, A. J. & Souza, A. P. (2005) A formulação dos objetivos de pesquisa na pós-graduação em educação: uma discussão necessária. Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG), 2 (3), p. 118-133. http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/62.

Lima, P. da C. (2017) Uma metanálise dos artigos sobre o ensino e a aprendizagem de função na Educação Básica publicados, por pesquisadores brasileiros, nos últimos dez anos, na revista Educação Matemática Pesquisa [Dissertação de Mestrado em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo]. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20580.

Lovatto, P. A.; Lehnen, C. R.; Andretta, I.; Carvalho, A. D. & Hauschild, L. (2007) Meta-análise em pesquisas científicas – enfoque em metodologias. Revista Brasileira de Zootecnia, 36 (suplemento especial), p. 268. https://doi.org/10.1590/S1516-35982007001000026.

Lüdke, M & André, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. Ed- Reimpressão. E.P.U, 2018.

Manoel, W. A. (2014) A importância do ensino de geometria nos anos iniciais do ensino fundamental: razões apresentadas em pesquisas brasileiras [Dissertação de Mestrado em Educação, Universidade Estadual de Campinas]. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253950.

Maranhão, M. C. S. de A., & Manrique, A. L. (2014) Pesquisas que articulam a Teoria das Situações Didáticas em Matemática com outras Teorias: concepções sobre aprendizagem do professor. Perspectivas Da Educação Matemática, 7(15). https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/896.

Martins, A. de M. (2008) Uma metanálise qualitativa das dissertações sobre equações algébricas no ensino fundamental [Dissertação de Mestrado em Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo]. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11350.

Melo, M. V. (2006) Três décadas de Pesquisa em Educação Matemática na Unicamp: Um Estudo Histórico a partir de Teses e Dissertações [Dissertação de Mestrado em Educação, Universidade Estadual de Campinas]. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253783.

Melo, M. V. (2013) As práticas de formação no estágio curricular supervisionado na licenciatura em matemática: o que revelam as pesquisas acadêmicas brasileiras na década 2001-2010 [Tese de Doutorado em Educação, Universidade Estadual de Campinas]. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/250777.

Miranda, M. R. (2009) Pensamento proporcional: uma metanálise qualitativa de dissertações [Dissertação de Mestrado em Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo]. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11406.

Miranda, S. M. C. (2018) Perímetro e área: análise de pesquisas sob a ótica da teoria dos registros de representação semiótica [Dissertação de Mestrado em Ensino, Universidade Estadual do Oeste do Paraná]. http://tede.unioeste.br/handle/tede/3815.

Moraes, M. C. V. de. (2017) Educação Matemática e deficiência intelectual, para inclusão escolar além da deficiência: uma metanálise das dissertações e teses 1995 a 2015 [Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Goiás]. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/8189.

Nagamachi, M. T. (2009) Equações no ensino médio: uma metanálise qualitativa das dissertações e teses produzidas no Brasil de 1998 a 2006 [Dissertação de Mestrado em Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo]. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11378.

Passos, C. L. B., Nacarato, A. M., Fiorentini, D., Miskulin, R. G.S., Grando, R. C., Gama, R.P., Megid, M.A.B.A., Freitas, M.T.M. & Melo, M.V. (2006) Desenvolvimento profissional do professor que ensina Matemática: uma meta-análise de estudos brasileiros. Quadrante, 15 (1 e 2), p. 193-219. http://www.apm.pt/files/_09_lq_47fe12e32858f.pdf.

Paulin, J. F. V. (2015) Educação a distância online: potencialidades para a formação de professores que ensinam matemática [Tese de Doutorado em Educação Matemática, Universidade Estadual Paulista]. http://hdl.handle.net/11449/127690.

Pinto, C. M. (2013) Metanálise qualitativa como abordagem metodológica para pesquisas em Letras. Atos de Pesquisa em Educação. 8 (3), p. 1033-1048. http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2013v8n3p1033-1048.

Pires, F. de S. (2018) Metanálise de pesquisas brasileiras que tratam do desenvolvimento do pensamento algébrico na escola básica (1994-2014) [Tese de Doutorado em Educação, Universidade Federal de São Carlos]. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10323.

Ribeiro, S. D. (2010) As pesquisas sobre o ensino da estatística e da probabilidade no período de 2000 a 2008: uma pesquisa a partir do banco de teses da CAPES [Dissertação de Mestrado em Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo]. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10837.

Romanowski, J. P. & Ens, R. T. (2006) As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educacional, 6 (19), p. 37-50. https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/24176/22872.

Roscoe, D. & Jenkins, S. A (2005) Meta-Analysis of Campaign Contributions’ Impact on Roll Call Voting. Social Science Quarterly, 86 (1), p.52-68. https://www.jstor.org/stable/42956049.

Sakai, E. da C. T. (2014) Um panorama das pesquisas sobre as práticas de estágio curricular supervisionado em matemática nas regiões norte, nordeste e centro-oeste do Brasil. [Dissertação de Mestrado em Educação Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul]. https://posgraduacao.ufms.br/portal/trabalho-arquivos/download/2222.

Santos, S. dos P. (2013) Erros e dificuldades de alunos em álgebra elementar: uma metanálise qualitativa de dissertações brasileiras de mestrado [Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Estadual de Campinas] http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/250822.

Santos Junior, A. F. dos. (2015) Ações avaliativas em ambiente de ensino e aprendizagem gerado pela modelagem matemática [Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas, Universidade Federal do Pará]. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8539.

Scheifer, C. (2017) Design metodológico para análise de atividades de geometria segundo a teoria dos registros de representação semiótica[Dissertação de Mestrado em Educação, Universidade Estadual de Ponta Grossa]. http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1235.

Schmidt, W. (2016) Raciocínio combinatório: uma meta-análise a partir dos registros de representação semiótica [Dissertação de Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física, Universidade Federal de Santa Maria]. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6769.

Schunemann, T. A. (2016) Matemática Financeira: uma meta-análise sob o ponto de vista dos registros de representação semiótica [Dissertação de Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física, Universidade Federal de Santa Maria]. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6770.

Senzaki, N. N. (2019) Conceitos de área e de perímetro: um estudo metanalítico [Tese de Doutorado em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo]. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22514.

Silva, A. de C. A. (2011) Resolução de problemas: metanálise das dissertações produzidas no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Puc-SP [Dissertação de Mestrado em Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo]. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10870.

Silva, J. F. da. (2017) Formação matemática do professor polivalente: um estudo metanalítico [Dissertação de Mestrado em Educação, Universidade Federal de São Carlos]. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9027.

Sobrinho, A. S. T. (2019) Uma análise sobre conceitos algébricos em produções acadêmicas: questões para formação de professores e para pesquisa [Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul]. http://hdl.handle.net/10183/203771.

Souza, M. T.; Silva, M. D. S. & Carvalho, R. (2012) Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein, São Paulo, 8 (1), p. 102-106. https://doi.org/10.1590/s1679-45082010rw1134.

Souza, M. C. de. (2013) Contextos educacionais inclusivos de alunos surdos: ações frente à realidade inclusiva de professores de matemática da educação básica [Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina]. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000184020.

Stern, P. N & Harris, C. C. (1985) Women’s health and the self-care paradox: a model to guide self-care readiness. Health Care for Women International, 6, p.151– 163.

Viana Filho, J. P. (2012) Ensino e aprendizagem de função: uma metanálise de dissertações brasileiras sobre modelagem matemática produzidas entre 1987 e 2010 [Dissertação de Mestrado em Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo]. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10919.

Vosgerau, D. S. R. & Romanowski, J. P. (2014) Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional, 14 (41), p. 165-189. https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/2317.

Downloads

Publicado

2021-01-09

Como Citar

KIEFER, J. G.; MARIANI, R. de C. P. Mapeamento de pesquisas em Educação Matemática na perspectiva da metanálise a partir da BDTD (2008 - 2019): considerações sobre conceitos de área e perímetro&lt;br&gt;Mapping of researches in Mathematical Education in the meta-analysis perspective from the BDTD (2008 – 2019): considerations on concepts of area and perimeter. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 22, n. 3, p. 399–428, 2021. DOI: 10.23925/1983-3156.2020v22i3p399-428. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/50486. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Finalizada - Número temático 2020 - Metodologia de Pesquisa em Educação Matemática: rumos e perspectivas