Programa Teoria da Educação Matemática (TEM) de Hans-Georg Steiner: aspectos filosóficos e epistemológicos
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i2p647-681Palavras-chave:
Programa Teoria da Educação Matemática, aspectos filosóficos, aspectos epistemológicos, Educação Matemática, Disciplina Científica.Resumo
Discute-se sobre o Programa Teoria da Educação Matemática (TEM), criado por Hans-Georg Steiner, em seus aspectos filosóficos e epistemológicos, e nove ideias e seis teses que nasceram da preocupação em sistematizar teorias e metodologias para a pesquisa em Educação Matemática, e o seu estabelecimento como disciplina científica. O percurso metodológico realizado foi a revisão bibliográfica nos textos escritos pelo autor. Conclui-se que nos últimos 10 anos não parece ter havido muito progresso sobre o pensamento expresso nas pesquisas delineadas por Hans-Georg Steiner para o Programa Teoria da Educação Matemática. Entretanto, destaca-se que há breve discussão sobre a construção de quadro comparativo das visões da Educação Matemática como disciplina científica e como seria este desenvolvimento diante da possibilidade de casos produzidos por meta pesquisas.
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