Programa Teoria da Educação Matemática (TEM) de Hans-Georg Steiner: aspectos filosóficos e epistemológicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i2p647-681

Palavras-chave:

Programa Teoria da Educação Matemática, aspectos filosóficos, aspectos epistemológicos, Educação Matemática, Disciplina Científica.

Resumo

Discute-se sobre o Programa Teoria da Educação Matemática (TEM), criado por Hans-Georg Steiner, em seus aspectos filosóficos e epistemológicos, e nove ideias e seis teses que nasceram da preocupação em sistematizar teorias e metodologias para a pesquisa em Educação Matemática, e o seu estabelecimento como disciplina científica. O percurso metodológico realizado foi a revisão bibliográfica nos textos escritos pelo autor. Conclui-se que nos últimos 10 anos não parece ter havido muito progresso sobre o pensamento expresso nas pesquisas delineadas por Hans-Georg Steiner para o Programa Teoria da Educação Matemática. Entretanto, destaca-se que há breve discussão sobre a construção de quadro comparativo das visões da Educação Matemática como disciplina científica e como seria este desenvolvimento diante da possibilidade de casos produzidos por meta pesquisas.

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Biografia do Autor

Marluce Alves dos Santos, Universidade do Estado da Bahia – UNEB Departamento de Educação Colegiado de Matemática Rua do Bom Conselho, 179, Bairro Alves de Souza Paulo Afonso – Bahia - Brasil / CEP 48.609 - 999 Telefone: +55 (75) 3281 – 4624

Doutor e Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia e pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia e pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Especialista em Educação Matemática pela Universidade Católica do Salvador. Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia. Bacharel em Ciências Contábeis pela Fundação Visconde de Cairu. Experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: - metodologia do ensino da matemática, - modelagem matemática, - didática da matemática, - formação de professores, - ensino de matemática, - educação a distância, - metodologia da pesquisa. Nos cursos de Ciências Contábeis e Administração experiência com matemática financeira. No curso de Pedagogia experiência com metodologia do ensino da matemática e estatística aplicada à educação. Experiência com Educação a Distância, com modelagem matemática e trabalho de conclusão de curso na licenciatura em matemática.

Saddo Ag Almouloud, Universidade Federal da Bahia

Doutorado em Matemática e Aplicações pela Universidade de Rennes I - França.

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Publicado

2022-08-31

Como Citar

SANTOS, M. A. dos; AG ALMOULOUD, S. . . Programa Teoria da Educação Matemática (TEM) de Hans-Georg Steiner: aspectos filosóficos e epistemológicos. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 24, n. 2, p. 647–681, 2022. DOI: 10.23925/1983-3156.2022v24i2p647-681. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/57257. Acesso em: 16 nov. 2024.

Edição

Seção

Finalizada - Número especial: Filosofia da Educação Matemática –2022