A Álgebra no Currículo de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

a Voz dos Professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i1p250-288

Palavras-chave:

Anos Iniciais, Álgebra, Pensamento Algébrico, Conhecimento para Ensinar Álgebra.

Resumo

Neste artigo apresenta-se o resultado de um estudo que buscou investigar conhecimentos de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre Álgebra e seu ensino. A Álgebra é uma das cinco unidades temáticas da Matemática para os anos iniciais, proposta na Base Nacional Comum Curricular (2017), cujo intuito é desenvolver o pensamento algébrico dos alunos. Como base de dados, utilizaram-se questionários respondidos por 98 professores e aprofundaram-se os dados através de entrevistas. A metodologia utilizada para análise de dados é a Grounded Theory – Teoria Fundamentada nos Dados. Os resultados obtidos apontam a ausência de formação específica para o ensino da unidade temática Álgebra, relatada por 74,5% dos professores, condição que os leva a não se sentirem preparados em seus conhecimentos para desenvolver atividades algébricas. Após diagnóstico inicial, passou-se às entrevistas reflexivas/formativas, realizadas com três duplas de professores, nas quais se enfatizaram dimensões da Álgebra proposta na BNCC para os Anos Iniciais, como a generalização de padrões em sequências e o sentido de equivalência da igualdade. Inicialmente, os professores não demonstraram clareza no conhecimento do conteúdo e do currículo, em aspectos como a relação entre o trabalho com as sequências e a generalização, a importância de trabalhar com o sentido de equivalência da igualdade e o uso do pensamento relacional. Durante as entrevistas reflexivas/formativas, os professores ressaltaram a importância do conhecimento e a necessidade de formação sobre os temas que contribuem para o desenvolvimento do pensamento algébrico, para que possam implementar o ensino da Álgebra, destacando a viabilidade desse ensino.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adriana Jungbluth, Prefeitura Municipal de FlorianópolisUniversidade Federal de Santa Catarina

-Professora de Matemática da Prefeitura Municipal de Florianópolis.

-Mestra em Educação Científica e Tecnológica - UFSC.

Everaldo Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina

- Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC e Pós-Doutor pela The State University of New Jersey - Newark, RUTGERS, Estados Unidos.
- Professor Adjunto DE do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando nos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia.
-Na pós-graduação, atua junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica - PPGECT/UFSC, orientando alunos de mestrado e doutorado.

Regina Célia Grando, Universidade Federal de Santa Catarina

- Doutora  em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-doutora pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).

- Professora Titular do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina.

-Na pós-graduação, atua junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica - PPGECT/UFSC como docente e orienta alunos de mestrado e doutorado.

Referências

Ball, D., Thames, M. H., & Phelps, G. (2008). Content knowledge for teaching: what makes it special? Journal of Teacher Education, v.59, n.5, p.389-407. https://doi.org/10.1177%2F0022487108324554

Blanton, M. L., & Kaput, J. J. (2005). Characterizing a classroom practice that promotes algebraic reasoning. Journal for Research in Mathematics Education, v. 36, n. 5, p. 412-446. https://doi.org/10.2307/30034944

Blanton, M., Stephens, A., Knuth, E., Gardiner, A. M., Isler, I., & Kim, J.-S. (2015). The development of children’s algebraic thinking: The impact of a comprehensive early algebra intervention in third grade. Journal for Research in Mathematics Education, v. 46, n. 1, p. 39-87. https://doi.org/10.5951/jresematheduc.46.1.0039

Brasil. (2017). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/CNE. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/

Canavarro, A. P. (2007). O pensamento algébrico na aprendizagem da Matemática nos primeiros anos. Quadrante, v. XVI, n. 2, p. 81-118. https://doi.org/10.48489/quadrante.22816

Carraher, D. W., Schliemann, A. D., Brizuela, B. M., & Earnest, D. (2006). Arithmetic and algebra in early mathematics education. Journal for Research in Mathematics Education, v. 37, n. 2, p. 87-115.

Charmaz, K. (2009). A construção da teoria fundamentada. Porto Alegre: ArtMed.

Cyrino, M. C. C. T., & Oliveira, H. M. de. (2011). Pensamento algébrico ao longo do Ensino Básico em Portugal. Bolema, v. 24, n. 38, p. 97-126. https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4598

Dante, L. R. (2017). Ápis Matemática 5º ano: ensino fundamental, anos iniciais. 3. ed. São Paulo: Ática.

Ferreira, M. C. N., Ribeiro, M., & Ribeiro, A. J. (2017). Conhecimento matemático para ensinar Álgebra nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Zetetiké, v. 25, n. 3, p. 496-514. http://dx.doi.org/10.20396/zet.v25i3.8648585

Ferreira, M. C. N., Ribeiro, M., & Ribeiro, A. J. (2018). Álgebra nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: investigando a compreensão de professores acerca do Pensamento Algébrico. Perspectivas da Educação Matemática – INMA/UFMS, v. 11, n. 25, p. 53-73. https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/3275/4612

Freire, R. S. (2011). Desenvolvimento de conceitos algébricos por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. [Tese de Doutorado em Educação Brasileira, Universidade do Ceará]. http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/3304/1/2011_tese_rsfreire.pdf

Jungbluth, A. (2020). Álgebra no currículo de matemática dos anos iniciais: e agora? [Dissertação de Mestrado em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina]. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216632

Jungbluth, A.; Silveira, E.; Grando, R. C. (2019). O estudo de sequências na Educação Algébrica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Educação Matemática Pesquisa, v.21, n.3, p. 96-118. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019vol21i3p96-118

Kieran, C. (2004). Algebraic thinking in the early grades: What is it? The Mathematics Educator, v. 8, n. 1, p. 139-151.

Kieran, C., Pang, J., Schifter, D. & Ng, S. F. (2016). Early Algebra. Research into its nature, its learning, its teaching. Hamburg: Springer Open.

Litoldo, B. F., Almeida, M. V. R. de, & Ribeiro, M. (2018). Conhecimento especializado do professor que ensina matemática: uma análise do livro didático no âmbito das frações. Tangram, Revista de Educação Matemática, Dourados, v. 1, n. 3, p. 3-23. https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/7370/4473

Magina, S., Oliveira, C. F. dos S. & Merlini, V. (2018). O Raciocínio Algébrico no Ensino Fundamental: O debate a partir da visão de quatro estudos. Em teia – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, vol. 9, n.1, p.1-23. https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/235070

Mason, J. (1996). Expressing generality and roots of algebra. In: N. Bednarz, C. Kieran & L. Lee (Eds.). Approaches of algebra: perspectives for research and teaching. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, p. 65-86.

Mason, J. (2018). How early is too early for thinking algebraically? In C. Kieran (Ed.). Teaching and learning algebraic thinking with 5-to 12 year-olds. Hamburg: Springer International Publishing, p. 329-350. https://doi.org/10.1007/978-3-319-68351-5_14

Ponte, J. P. da., Branco, N., & Matos, A. (2009). Álgebra no Ensino Básico. Lisboa: ME - DGIDC.

Radford, L. (2006). Algebraic thinking and the generalization of patterns: A semiotic perspective. In S. Alatorre, J. L.Cortina, M. Sáiz, & A. Méndez, (Eds.). Proceedings of the 28th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education. Mérida, Mexico: Universidad Pedagógica Nacional, v. 1, (p. 2-21). http://www.pmena.org/pmenaproceedings/PMENA%2028%202006%20Proceedings.pdf

Radford, L. (2010). The eye as a theoretician: seeing structures in generalizing activities. For the Learning of Mathematics, 30 (2), p. 2-7. https://www.jstor.org/stable/20749442

Shulman, L. S. (1986). Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational Researcher, Washington, v. 15, n. 2, p. 4-14.

Shulman, L. S. (1987). Knowledge and teaching foundations of the New Reform. Harvard Educational Review, v. 57, n. 1, p. 1-22. Tradução de Leda Back. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec, v. 4, n. 2, p. 196-229, 2014. http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/293/297

Silvestre, A. I., Faria, A., Souza, H., Cristo, I., Santos, I., Molarinho, M. J., & Veladas, M. (2010). Estratégias de generalização dos alunos do 2o, 3o e 5o anos. In GTI (Org.). O professor e o programa do Ensino Básico. Lisboa: APM (p. 89-119).

Stacey, K. (1989). Finding and using patterns in linear generalizing problems. Educational Studies in Mathematics, Netherlands, n. 20, p. 47-164.

Tardif, M. (2002). Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes.

Tarozzi, M. (2011). O que é grounded theory? Metodologia de pesquisa e de teoria fundamentada nos dados. Rio de Janeiro: Vozes.

Trivilin, L. R., & Ribeiro, A. (2015). Conhecimento matemático para o ensino de diferentes significados do sinal de igualdade: um estudo desenvolvido com professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Bolema, v.29, n.51, p.38-59. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v29n51a03

Vale, I., Barbosa, Pimentel, T., A., Barbosa, E., Fonseca, L., Borralho, A., & Cabrita, I. (2011). Padrões em Matemática: uma proposta didática no âmbito do novo programa para o ensino básico. Lisboa: Texto.

Vale, I.; Pimentel, T. (2013). O pensamento algébrico e a descoberta de padrões na formação de professores. Da Investigação às Práticas, v. 3, n. 2, p. 98-124. http://hdl.handle.net/10400.21/3098

Van de Walle, J. A. (2009). A Matemática no ensino fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. Trad. de Paulo Henrique Colonese. Porto Alegre: Artmed.

Downloads

Publicado

2022-04-22