Conceitos filosóficos de insubordinação criativa na pesquisa de etnomodelagem
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i2p353-383Palavras-chave:
Insubordinação Criativa, Etnomodelagem, Abordagem Global, Abordagem Local, Abordagem GlocalResumo
A aplicação de métodos de modelagem tem sentido para os pesquisadores e educadores quando esses profissionais examinam os padrões matemáticos desenvolvidos pelos membros de culturas distintas. Atualmente, uma questão importante na educação matemática é a sua tendência em valorizar uma orientação local em seu paradigma de pesquisa. Assim, é necessária uma busca por metodologias inovadoras, como a etnomodelagem, para registrar as formas históricas das ideias, procedimentos e práticas matemáticas desenvolvidas em diversos contextos culturais. No entanto, a etnomodelagem não é uma tentativa de substituir a matemática escolar/acadêmica globalizada, porém, é necessário reconhecer a existência do conhecimento matemático local no currículo escolar. Esse contexto possibilitou o surgimento da insubordinação criativa da etnomodelagem ao evocar uma perturbação que provocou uma revisão das regras e regulamentos no processo de modelagem matemática. Esse processo desencadeou um debate sobre a natureza da matemática em relação à cultura ao propor um diálogo entre as abordagens locais e globais de maneiras dialógicas. Assim, o principal objetivo deste artigo é discutir a filosofia da etnomodelagem como uma insubordinação criativa da educação matemática e como um processo de glocalização.
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