Construindo novas compreensões sobre o ensino de matemática com o programa residência pedagógica

Autores

  • Larissa Queiroz de Oliveira Escola de 1º grau O Pequeno Polegar
  • Daniel Borges de Oliveira Secretaria de Educação
  • Jaqueline de Souza Pereira Grilo Universidade Estadual de Feira de Santana https://orcid.org/0000-0002-0408-047X

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i4p540-563

Palavras-chave:

Ambientes de Aprendizagem, Matemática, Ensino

Resumo

O texto apresenta os principais resultados alcançados por um estudo que teve como objetivo analisar como os ambientes de aprendizagem mobilizados por um professor ao ministrar aulas de matemática na educação básica impactam na formação de futuros(as) professores(as). A noção de ambiente de aprendizagem é tomada da perspectiva da educação matemática crítica de Ole Skovsmose. A pesquisa não objetivou quantificar esses ambientes, sendo desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa que utilizou com estratégia de produção dos dados a observação e a análise documental dos diários reflexivos. Os dados foram categorizados a partir das aulas observadas pelos residentes durante a fase de imersão no espaço escolar do Programa Residência Pedagógica. Os resultados apontam que os ambientes mobilizados pelo professor impactam na formação dos residentes mostrando a importância: da formação contínua, do domínio do conteúdo traduzido em diferentes estratégias para ensinar, de ações educativas nas quais o estudante é o protagonista e de exercitar uma reflexão sobre a prática.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Larissa Queiroz de Oliveira, Escola de 1º grau O Pequeno Polegar

Licenciatura em Matemática

Daniel Borges de Oliveira, Secretaria de Educação

Especialização em Educação Matemática

Jaqueline de Souza Pereira Grilo, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutorado em Educação

Referências

AlrØ, H., & Skovsmose, O. (2010). Diálogo e aprendizagem em educação matemática. 2 ed. Autêntica Editora.

Alves, D., & Silva, H. T. L. da. (2020). A Residência Pedagógica na perspectiva da formação inventiva de professores de matemática. Desafios - Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins, 7(Especial-2), 15-18.

Brasil. (2018). Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes. Edital 6: Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. Brasília: Ministério da Educação.

Costa, R., & Ventura, P. (2020). Contribuições do Programa Residência Pedagógica para a formação inicial de Licenciandos em Matemática. Research, Society and Development, 9(8), E901986629.

Corrêa, R. B., & Marques, V. R. (2020). O papel do preceptor na formação de residentes. Formação Docente, 12(25), 187–202.

D’Ambrosio, U. (1999). Educação para uma sociedade em transição. Papirus.

D’Ambrosio, U. (2005). Sociedade, cultura, matemática e seu ensino. Educação e pesquisa, 31(1), 99-120.

Fiorentini, D. & Lorenzato, S. (2009). Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3 ed. Autores Associados.

Milani, R., Civiero, P. A. G., Soares, D. A. & Lima, A. S. de. (2017). O diálogo nos ambientes de aprendizagem nas aulas de matemática. Revista Paranaense de Educação Matemática, 6(12), 221-245.

Minayo, M. C. de S. (2001). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 18 ed. Vozes.

Moreira, P. C. & David, M. M. M. S. (2010) A formação matemática do professor: licenciatura e prática docente escolar. 2 ed. Autêntica.

Pimenta, S. G. & Lima, M. S. L. (2010). Estágio e Docência. 5 ed. Cortez.

Rodrigues, M. U., Gonçalves, W. V., Brito, A. J., & Silva, A. K. M. (2018). Obmep na perspectiva dos ambientes de aprendizagem: uma análise de conteúdo no período de 2005 a 2017. Revista Prática Docente, 3(1), 54-74.

Santos, L. T. B. dos & Pessoa, C. A. S. (2019). Atividades de Educação Financeira a partir da perspectiva dos Ambientes de Aprendizagem de Skovsmose. Educação Matemática Pesquisa, 21(2). 130-151.

Silva, J. (2017). Um estudo do programa de consolidação das licenciaturas no contexto da formação inicial de professores de Matemática. Com a Palavra, O Professor, 2(1), 114-115.

Skovsmose, O. (2000). Cenários para investigação. Bolema, 13(14), 66-91.

Souza, M. A. S., & Almouloud, S. A. (2019). Contribuições do PIBID na formação inicial do professor de matemática: saberes da docência PIBID. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, 21(5), 589-603.

Downloads

Publicado

2022-12-26

Como Citar

QUEIROZ DE OLIVEIRA, L.; BORGES DE OLIVEIRA, D.; DE SOUZA PEREIRA GRILO, J. Construindo novas compreensões sobre o ensino de matemática com o programa residência pedagógica. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 24, n. 4, p. 540–563, 2022. DOI: 10.23925/1983-3156.2022v24i4p540-563. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/58181. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Número Temático: Formação de Professores de Matemática na interface com o Programa Residência Pedagógica 2022