Didática dos signos

um arquivo de aulas de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i3p233-258

Palavras-chave:

Didática dos signos, Ensino de matemática, Arquivo, Exercitações

Resumo

Este artigo debruça-se sobre a tarefa de traduzir encontros com os mundos dos signos em aulas de matemática. Afirmado na noção de aprender, vislumbra o ensino da matemática como um movimento de uma Didática dos Signos. Para tanto, envolve-se em procedimentos de arquivamento e arquivização de um arquivo constituído por dissertações de mestrado desenvolvidas entre 2015 e 2020 no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade do Rio Grande do Sul. Em um processo tradutório, categorias inventariadas surgem e mesclam-se na diferença, nos distanciamentos, nas regularidades e aleatoriedades de aproximações que emanam de um campo discursivo que não se distingue de uma prática. Entre discursos e práticas docentes analisados, produzimos um discurso próprio que oferece visibilidade a saberes de outros, sem jamais repeti-los. Não existe a pretensão de criar algo novo para o ensino da matemática; tampouco, objetivamos neutralizar discursos já existentes. O que queremos é perceber alguma ressonância no que já existe na aula de matemática, tomando como exemplo o arquivo em questão. Na atenção ao aprender, cogitamos que essa investigação pode se tornar uma lente a ser usada na pesquisa em educação e no ensino da matemática, onde professores e estudantes se exercitam em encenações de recriações do aprendizado.

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Biografia do Autor

Lisete Regina Bampi, UFRGS

Doutorado em Educação

Gabriel Dummer Camargo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrado em Ensino de Matemática

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Publicado

2023-10-03

Como Citar

BAMPI, L. R.; DUMMER CAMARGO, G. Didática dos signos: um arquivo de aulas de matemática. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 25, n. 3, p. 233–258, 2023. DOI: 10.23925/1983-3156.2023v25i3p233-258. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/58225. Acesso em: 22 dez. 2024.