Contribuições da teoria da objetivação para a análise do planejamento de tarefas de um professor de matemática envolvendo alunos com transtorno do espectro autista

Autores

  • Sofia Seixas Takinaga PUC-SP
  • Ana Lucia Manrique PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i2p189-210

Palavras-chave:

Ensino, Matemática, Planejamento, Teoria da objetivação, ranstorno do espectro autista

Resumo

O presente artigo tem por objetivo compreender aspectos do planejamento do professor que potencializam a possibilidade do encontro do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) com o saber matemático. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, tendo a entrevista semiestruturada e o planejamento de tarefas documentado por um professor como principais instrumentos de coleta de dados. A partir da análise do planejamento do professor, sujeito da pesquisa, discute-se a contribuição do referencial teórico, a Teoria da Objetivação, idealizada por Luis Radford, que fornece fundamentos que norteiam o componente delineamento da tarefa, o qual se traduz como o projeto didático do professor. São três as categorias: considerações gerais, considerações sobre os problemas matemáticos e considerações sobre as formas de colaboração humana. Como conclusão, as categoriais de análise emergentes dos elementos do componente delineamento da tarefa  permitiram identificar aspectos do planejamento do professor que potencializam  a possibilidade do encontro do aluno com TEA com o saber matemático, tais como: considerar conhecimentos prévios que emergem de situações vivenciadas em seu cotidiano; explorar contextos que permitam o encontro do aluno com o saber matemático de forma utilitarista; e explorar diferentes ambientes físicos, propiciando a convivência com regras e comportamentos adequados e a generalização de saberes escolares.

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Biografia do Autor

Sofia Seixas Takinaga, PUC-SP

Doutorado em Educação Matemática

Ana Lucia Manrique, PUC-SP

Livre Docente em Educação Matemática

Referências

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Publicado

2023-08-20

Como Citar

TAKINAGA, S. S.; MANRIQUE, A. L. . Contribuições da teoria da objetivação para a análise do planejamento de tarefas de um professor de matemática envolvendo alunos com transtorno do espectro autista. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 189–210, 2023. DOI: 10.23925/1983-3156.2023v25i2p189-210. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/63015. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

NÚMERO ESPECIAL - COMEMORAÇÃO DOS 25 ANOS DA REVISTA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PESQU