O conhecimento especializado do professor que ensina matemática de futuros docentes dos anos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i1p276-311Palavras-chave:
Conhecimento especializado do professor de matemática, Professores que ensinam matemática, Ensino-aprendizagem, Licenciatura em pedagogiaResumo
O objetivo desta pesquisa é analisar indícios do Conhecimento Especializado do Professor que ensina Matemática de futuros docentes dos anos iniciais. Pautada em uma perspectiva empírica, qualitativa e descritiva, desenvolvemos uma pesquisa com 6 estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia de uma universidade pública do noroeste do Paraná. Nossos principais resultados revelam que os participantes da pesquisa apresentam indícios de possuir o Conhecimento de Características da Aprendizagem Matemática, uma vez que, identificaram as facilidades e dificuldades do processo da divisão. A respeito do Conhecimento de Ensino da Matemática, mostraram-se eficientes em apontar como utilizar os materiais e recursos didáticos para melhorar o ensino da Matemática, embora não tenham explicado as suas limitações. Quanto ao Conhecimento dos Padrões de Aprendizagem Matemática, apenas um terço soube relacionar a habilidade matemática que trata da ideia de igualdade para as sentenças de adição e subtração de dois números naturais à sua unidade temática. No Conhecimento de Tópicos, não apresentaram indícios, uma vez que não explicaram a divisibilidade nem a possibilidade de utilizar o método da decomposição. No Conhecimento da Estrutura da Matemática, demonstram compreender o processo de simplificação de frações. Por fim, os estudantes evidenciaram ter indícios do Conhecimento da Prática Matemática ao reconhecerem a equivalência entre duas frações. Os resultados apontam para a necessidade de aprimoramento na formação matemática dos pedagogos, especialmente no que tange à compreensão das limitações dos recursos didáticos, no sequenciamento didático e no conhecimento dos procedimentos e regras matemáticas.
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