“Balbúrdias” de gênero na universidade: letramentos críticos e diversidade

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2019v40i2a11

Keywords:

Linguagem, Gênero, Diversidade, Educação, Internet

Abstract

Motivado pela recente polêmica a respeito da suposta “balbúrdia” em universidades públicas do Brasil, o trabalho apresenta alguns resultados de pesquisa sobre questões de gênero, linguagem e poder, de modo a apontar para um sentido positivo do termo objeto da polêmica. A partir de estudos sobre letramento crítico, gênero e diversidade, discute três problemáticas interligadas: 1) a importância de se (re)pensar a militância de gênero na internet; 2) a importância de se (re)pensar a crítica sobre gênero na escola; 3) a importância de se (re)pensar a violência atrelada à heterossexualidade compulsória. Ao assumir uma perspectiva política e positiva para “balbúrdia”, o trabalho se propõe a ressignificar a ordem hegemônica e androcêntrica do gênero e a fazer refletir sobre a tarefa de militância na internet, a educação crítica e a violência ligada à heterossexualidade compulsória. Conclui reafirmando o compromisso dos pesquisadores de dar visibilidade ao trabalho crítico e engajado que tem sido desenvolvido nas universidades do país, na expectativa de que este estudo possa também cumprir esse papel, atuando como um pequeno exemplo das muitas “balbúrdias” que constituem o exercício de pesquisa nessas instituições.

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Author Biography

Fabiana Biondo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Fabiana Biondo is an adjunct professor from the Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), in Campo Grande-MS, acting as a lecturer and researcher at the undergraduate Languages course and the Graduate Program in Language Studies (PPGEL) - research line Languages, Identities and Teaching. She has a Bachelor's and Masters degree in Languages Graduated from the Universidade Estadual de Maringá (UEM); and a PhD in Applied Linguistics from the Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Currently, she holds a postdoctoral internship at the Universidade de São Paulo (USP), where she has developed research that relates social networks, feminism and diversity, from the critical literacy perspective. She is also a research group leader in CNPq  - Práticas de Letramento multi/hipermidiáticas (UFMS) and works in Applied Linguistics, mainly with the following themes: hypermedia/critical literacy; social networks; languages, culture and identity; gender and sexuality; feminism and/in Applied Linguistics. Email: fabibiondo@gmail.com

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Published

2019-12-10

How to Cite

Biondo, F. (2019). “Balbúrdias” de gênero na universidade: letramentos críticos e diversidade. The ESPecialist, 40(2). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2019v40i2a11

Issue

Section

Papers