“Balbúrdias” de gênero na universidade: letramentos críticos e diversidade

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2019v40i2a11

Mots-clés :

Linguagem, Gênero, Diversidade, Educação, Internet

Résumé

Motivado pela recente polêmica a respeito da suposta “balbúrdia” em universidades públicas do Brasil, o trabalho apresenta alguns resultados de pesquisa sobre questões de gênero, linguagem e poder, de modo a apontar para um sentido positivo do termo objeto da polêmica. A partir de estudos sobre letramento crítico, gênero e diversidade, discute três problemáticas interligadas: 1) a importância de se (re)pensar a militância de gênero na internet; 2) a importância de se (re)pensar a crítica sobre gênero na escola; 3) a importância de se (re)pensar a violência atrelada à heterossexualidade compulsória. Ao assumir uma perspectiva política e positiva para “balbúrdia”, o trabalho se propõe a ressignificar a ordem hegemônica e androcêntrica do gênero e a fazer refletir sobre a tarefa de militância na internet, a educação crítica e a violência ligada à heterossexualidade compulsória. Conclui reafirmando o compromisso dos pesquisadores de dar visibilidade ao trabalho crítico e engajado que tem sido desenvolvido nas universidades do país, na expectativa de que este estudo possa também cumprir esse papel, atuando como um pequeno exemplo das muitas “balbúrdias” que constituem o exercício de pesquisa nessas instituições.

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Biographie de l'auteur

Fabiana Biondo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Fabiana Biondo is an adjunct professor from the Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), in Campo Grande-MS, acting as a lecturer and researcher at the undergraduate Languages course and the Graduate Program in Language Studies (PPGEL) - research line Languages, Identities and Teaching. She has a Bachelor's and Masters degree in Languages Graduated from the Universidade Estadual de Maringá (UEM); and a PhD in Applied Linguistics from the Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Currently, she holds a postdoctoral internship at the Universidade de São Paulo (USP), where she has developed research that relates social networks, feminism and diversity, from the critical literacy perspective. She is also a research group leader in CNPq  - Práticas de Letramento multi/hipermidiáticas (UFMS) and works in Applied Linguistics, mainly with the following themes: hypermedia/critical literacy; social networks; languages, culture and identity; gender and sexuality; feminism and/in Applied Linguistics. Email: fabibiondo@gmail.com

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Publiée

2019-12-10

Comment citer

Biondo, F. (2019). “Balbúrdias” de gênero na universidade: letramentos críticos e diversidade. The ESPecialist, 40(2). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2019v40i2a11

Numéro

Rubrique

Papers