“Balbúrdias” de gênero na universidade: letramentos críticos e diversidade
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2019v40i2a11Palavras-chave:
Linguagem, Gênero, Diversidade, Educação, InternetResumo
Motivado pela recente polêmica a respeito da suposta “balbúrdia” em universidades públicas do Brasil, o trabalho apresenta alguns resultados de pesquisa sobre questões de gênero, linguagem e poder, de modo a apontar para um sentido positivo do termo objeto da polêmica. A partir de estudos sobre letramento crítico, gênero e diversidade, discute três problemáticas interligadas: 1) a importância de se (re)pensar a militância de gênero na internet; 2) a importância de se (re)pensar a crítica sobre gênero na escola; 3) a importância de se (re)pensar a violência atrelada à heterossexualidade compulsória. Ao assumir uma perspectiva política e positiva para “balbúrdia”, o trabalho se propõe a ressignificar a ordem hegemônica e androcêntrica do gênero e a fazer refletir sobre a tarefa de militância na internet, a educação crítica e a violência ligada à heterossexualidade compulsória. Conclui reafirmando o compromisso dos pesquisadores de dar visibilidade ao trabalho crítico e engajado que tem sido desenvolvido nas universidades do país, na expectativa de que este estudo possa também cumprir esse papel, atuando como um pequeno exemplo das muitas “balbúrdias” que constituem o exercício de pesquisa nessas instituições.
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