“Momentos críticos” e a formação de professores/as de inglês nos anos inciais

Autores/as

  • Déborah Caroline Cardoso Pereira Rorrato Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2022v43i2a8

Palabras clave:

Formação docente, Perspectivas Críticas, Ensino de Inglês nos anos inicias, Linguística Aplicada Crítica

Resumen

Em oposição às metodologias tradicionais de formação e ensino de línguas estrangeiras, diferentes alternativas têm sido desenvolvidas, tais como: pedagogia decolonial, abordagem reflexiva, perspectivas críticas. Tendo como foco a formação docente crítica, o objetivo deste estudo é compartilhar os resultados de um projeto de formação inicial de professores/as de inglês que atuam nos anos inciais, cujo propósito era desenvolver aulas de língua inglesa com viés crítico. Ao término de um ano de encontros semanais, foi possível mapear os conceitos (VYGOTSKY, 2007; 2008) mobilizados pelos\as participantes e identificar o sentido dado ao Ensino Crítíco como “Momentos Críticos” (PENNYCOOK, 2004). Com isto, enfatizamos a relevância de pesquisas e práticas docentes no campo da linguística aplicada crítica, a qual aborda o dinamismo das relações humanas informadas pela linguagem (PENNYCOOK, 2004) e o desenvolvimento de práticas a partir da vida vivida (RAJAGOPALAN, 2003).

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Publicado

2022-11-01

Cómo citar

Cardoso Pereira Rorrato, D. C. (2022). “Momentos críticos” e a formação de professores/as de inglês nos anos inciais. The ESPecialist, 43(2), 122–139. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2022v43i2a8

Número

Sección

Papers