“Momentos críticos” e a formação de professores/as de inglês nos anos inciais

Autores

  • Déborah Caroline Cardoso Pereira Rorrato Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2022v43i2a8

Palavras-chave:

Formação docente, Perspectivas Críticas, Ensino de Inglês nos anos inicias, Linguística Aplicada Crítica

Resumo

Em oposição às metodologias tradicionais de formação e ensino de línguas estrangeiras, diferentes alternativas têm sido desenvolvidas, tais como: pedagogia decolonial, abordagem reflexiva, perspectivas críticas. Tendo como foco a formação docente crítica, o objetivo deste estudo é compartilhar os resultados de um projeto de formação inicial de professores/as de inglês que atuam nos anos inciais, cujo propósito era desenvolver aulas de língua inglesa com viés crítico. Ao término de um ano de encontros semanais, foi possível mapear os conceitos (VYGOTSKY, 2007; 2008) mobilizados pelos\as participantes e identificar o sentido dado ao Ensino Crítíco como “Momentos Críticos” (PENNYCOOK, 2004). Com isto, enfatizamos a relevância de pesquisas e práticas docentes no campo da linguística aplicada crítica, a qual aborda o dinamismo das relações humanas informadas pela linguagem (PENNYCOOK, 2004) e o desenvolvimento de práticas a partir da vida vivida (RAJAGOPALAN, 2003).

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução Nº 7, de 14 de dezembro de 2010. Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino fundamental de 9 (nove) anos. Brasília, 2012. Diário oficial da União, Brasília, DF, 15 dez. 2010. Seção 1, p. 34. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb007_10.pdf. Acesso em: 17 dez. 2018.

CAVALLARI, J. S. Alastair Pennycook [Perfil biobibliográfico]. Entremeios [Revista de Estudos do Discurso], Pouso Alegre, Minas Gerais, jan.-jun. 2016. Seção Perfil Biobibliográfico, vol. 12, p. 163-168.

DELLAGNELO, A. de C. K; SILVA, L.; ROCHA, N. V. Para além do conceito cotidiano: a concepção de atividades de ensino-aprendizagem com vistas à (re)conceitualização de apresentações acadêmicas. In.: Brazilian English Language Teaching Journal. Porto Alegre, v. 6, p. 50-61, dez, 2015.

FREITAS, M. T. de U.; PESSOA, R. R. Rupturas e continuidades na linguística aplicada crítica: uma abordagem historiográfica. In: Calidoscópio. Vol. 10, n. 2, p. 225-238, mai/ago, 2012c.

_______. Ensino crítico de línguas estrangeiras/inglês e formação crítica de professores/as: a pedagogia como transgressão. In.: 63ª Reunião Anual da SBPC, 2011, Goiânia. Resumos. Goiânia: 63ª Reunião Anual da SBPC, 2011. Disponível em: http://www.sbpcnet.org.br/livro/63ra/conpeex/mestrado/trabalhos-mestrado/mestrado-marco-tulio.pdf. Acesso em: janeiro de 2016.

KALANTIZIS, M.; COPE, B. Changing the roles of schools. In: COPE, B.; KALANTIZIS, M. Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000.

LIBERALI, F. Argumentação em contexto escolar. Campinas: Pontes Editores, 2013.

LIBERALI, F.; FUGA, V. P. Argumentação na atividade de formação crítica, colaborativa e criativa. In: MATEUS, E.; OLIVEIRA, N. B. De (orgs.). Estudos Críticos da Linguagem e Formação de Professores/as de Línguas: contribuições teórico-metodológicas. Campinas: Pontes, 2014.

MAGALHÃES, M. C. C.; LIBERALI, F. C. A Formação Crítico-Colaborativa de Educadores: A “vida que se vive” - uma complexa escolha metodológica. In: AFIRSE, 2009, cidade. Anais. Cidade: ARFISE, 2009.

MATEUS, E. Ética como prática social de cuidado com o outro: implicações para o trabalho colaborativo. In: MAGALHÃES, Maria Cecília; FIDALGO, Sueli Salles. (Orgs.). Questões de método e de linguagem na formação docente. Campinas: Mercado de Letras, 2011, p. 187-209.

ORTENZI, D. I. B. G.; GIMENEZ, K. M. P.; GIMENEZ, T. N.; CRISTÓVÃO, V. L. L.; FURTOSO, V. B. Roteiros pedagógicos para a prática de ensino de inglês. Londrina: EDUEL, 2008.

PENNYCOOK, A. (2004) Critical moments in a TESOL praxicum. In: NORTON, B.; TOOHEY, K. Critical Pedagogies and Language Learning. Cambridge: Cambridge University Press, 2004, p. 327-346.

_______. Critical Applied Linguistics: A Critical Introduction. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum, 2001.

PESSOA, R. R. Formação crítica de professores de línguas estrangeiras. In: SILVA, K. A. da; DANIEL, F de G; KANEKO-MARQUES, S. M; SALOMÃO, A. A formação de professores de línguas: novos olhares. v. 1. São Paulo: Pontes, 2011, p. 31-47.

RAJAGOPALAN, K. 2003. Por uma lingüística crítica: linguagem, identidade e questão ética. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

SANTOS, L. I. S; BENEDETTI, A. M. Professor de língua estrangeira para crianças: conhecimentos teórico-metodológicos desejados. In: Trabalhos em Linguística Aplicada. Campinas, jul./dez, 2009.

SÃO PEDRO, J. de. Língua inglesa, transculturalidade e transdisciplinaridade no ensino fundamental I: percursos e representações docentes. 2016. 281 fls. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016.

SMAGORINSKY, P. The development of social and practical concepts in learning to teach: A synthesis and extension of Vygotsky's conception. In: Learning, Culture, and Social Interaction, n. 2(4), p. 238-248, 2013. Disponível em: <http://www.petersmagorinsky.net/About/PDF/LCSI/LCSI_2013.PDF>. Acesso em: fevereiro de 2017.

_______. The method section as conceptual epicenter in constructing social science research reports. Written Communication, 25, 2008, p. 389-411.

SMAGORINSKY. P.; JOHNSON, L. L. Empathic Reframing of Social Justice Concepts in Book Club Discussions in a Service-Learning Teacher Education Class. 2017 (in review)

TONELLI, J. R. A. Histórias infantis e ensino de inglês para crianças: reflexões e contribuições. In: Revista de Ciências Humanas, v. 13, n. 2, p. 297-315, jul./dez., 2013.

_______. Histórias infantis no ensino de língua inglesa para crianças. 2005. 359f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina. Londrina, Paraná, 2005.

TUTIDA, A. F. Ensino de língua inglesa para crianças: questões sobre formação de professores e os saberes da prática. 2016. 339 fls. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina. Londrina, Paraná, 2016.

TUTIDA, A. F.; TONELLI, J. R. A. Formação inicial e continuada de professores de língua inglesa para crianças: visitando o estado do Paraná. In: X Seminário de Pesquisa em Ciências Humanas, 2014, Londrina. Anais eletrônicos. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2014.

VYGOTKY, L. S. 2008. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

_______. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, [1978] 2007.

Downloads

Publicado

2022-11-01

Como Citar

Cardoso Pereira Rorrato, D. C. (2022). “Momentos críticos” e a formação de professores/as de inglês nos anos inciais. The Especialist, 43(2), 122–139. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2022v43i2a8

Edição

Seção

Artigos