Decolonialidade e letramento crítico em uma unidade de um livro didático para o ensino de língua inglesa

Autores/as

  • Fernanda Vieira da Rocha Silveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro, RJ, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-4244-0517
  • Marina Maria dos Santos Batista Universidade do Estado do Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i3e63083

Palabras clave:

livro didático, Decolonialidade, Letramento crítico, Multimodalidade

Resumen

A presente pesquisa, qualitativa e documental, se propôs a analisar as seções Getting Started, Reading Comprehension, Language in Use e English 4 Life, da unidade 2 intitulada “Is she Brazilian?”, do livro English Play 6 (FRANCO; TAVARES, 2019), voltado para alunos brasileiros do sexto ano do ensino fundamental. O aporte teórico que embasou este estudo incluiu a decolonialidade (MCGREGOR, 2012; OLIVEIRA; CANDAU, 2010) e o letramento crítico (LUKE; DOOLEY, 2011; JANKS, 2016), com foco nos conceitos de design e redesign (JANKS, 2013). Os dados foram examinados sob a perspectiva da análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Os resultados mostraram que as seções examinadas apresentam iniciativas de decolonialidade e contextualização sociocultural com a realidade dos alunos brasileiros do sexto ano da educação básica, embora permaneçam algumas noções estereotipadas e lacunas com relação à diversidade, ao letramento crítico e às chances de design e redesign nos textos multimodais. Assim, este trabalho contribui para os estudos sobre materiais didáticos utilizados no ensino de língua inglesa no Brasil, considerando o desenvolvimento do senso crítico e agentividade de aprendizes da educação básica.



Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Fernanda Vieira da Rocha Silveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Possui graduação em Letras Português- Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal Fluminense (RJ) e doutora em Estudos de Linguagem pela PUC/RJ, desenvolve pesquisa sobre aquisição de segunda língua com foco em estratégias de aprendizagem, crenças, ansiedade em língua estrangeira e sua ressignificação através da Prática exploratória. Atua como professora Adjunta do Departamento de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro na área de Metodologia e Prática de Ensino de Língua Inglesa. 

Citas

ANA, W. P. S.; LEMOS, G. C. Metodologia Científica: a pesquisa qualitativa nas visões de Lüdke e André. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar. Mossoró, v. 4, n. 12, p. 538-550, 2018.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 1977.

BOCHE, B. Multiliteracies in the Classroom: Emerging Conceptions of First-Year Teachers. Journal of Language and Literacy Education, Vol. 10, Nº 1, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

COPE, B.; KALANTZIS, M. ‘Multiliteracies’: New Literacies, New Learning. University of Illinois: Urbana-Champaign, 2009.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (Orgs). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

FLEURI, R. M. Desafios à educação intercultural no Brasil. PerCursos, Florianópolis, Vol. 2, Nº 0, 2001.

FRANCO, C. P.; TAVARES, K. C. English Play 6. 1. ed, São Paulo: FTD, 2019.

HELLER, Eva. A psicologia das cores: Como as cores afetam a emoção e a razão. Tradução: Maria Lúcia Lopes da Silva. 1 ed. São Paulo: Gustavo Gili, 2013.

JANKS, H. Critical literacy in teaching and research. Education Inquiry, Vol. 4, No. 2, Jun. 2013.

JANKS, H. Panorama sobre letramento crítico. In: JESUS, Dánie Marcelo de; CARBONIERI, Divanize (Org.). Práticas de multiletramentos e letramento crítico: outros sentidos para a sala de aula de línguas. Coleção: Novas Perspectivas em Linguística Aplicada Vol. 47. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016, p. 22-36.

LADSON-BILLINGS, G. Through a glass darkly: The persistence of race in education research and scholarship. Educational Researcher, vol. 41, n.4, p.115–120, 2012.

LUKE, A.; DOOLEY, K. Critical literacy and second language learning. In: Hinkel, E. (Ed.). Handbook of Research in Second Language Teaching and Learning (Vol II). Routledge, United States, 2011.

MCGREGOR, H. E. Decolonizing Pedagogies Teacher Reference Booklet. Service Project for: Aboriginal Focus School, Vancouver School Board. Mar. 2012.

MORA, R.A. Criticality and English Language Education: An Autoethnographic Journey. HOW, vol 28, n. 3,Bogotá, Colombia, p. 62-77, 2021.

NIETO, C.H.G; JORDÃO, C.M; VERONELLI, G. Decoloniality in ELT: a political project. Ikala: Ç.Revista de Lenguage y Cultura, vol. 27, n.3, p. 586-594, 2022.

OLIVEIRA, L. F.; CANDAU, V. M. F. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 01, p. 18-28, 2010.

RAUTINS, C.; IBRAHIM, A. Wide-Awakeness: toward a critical pedagogy of imagination, humanism, agency, and becoming. The International Journal of Critical Pedagogy, Vol. 3, n.3, p. 24-36, 2011.

ROSA, J.; FLORES, N. Decolonization, language and race in Applied Linguistics and social justice. Applied Linguistics, vol. 42, n. 6, p. 1162-1167, 2021.

SÁ, R. L.; MELLO, P. C. Multimodalidade: das origens ao ensino de línguas na contemporaneidade. PUC-Rio Coleção Digital, 2018, n.p. Disponível em: <https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/34129/34129.PDF>. Acesso em 03 ago. 2022.

SILVA, F. M. Letramento crítico e o ensino de língua inglesa: fomentando o senso crítico e a cidadania nas aulas de leitura. Letras & Letras. Uberlândia, vol 34, n.1, p. 18- 28, 2018. Disponível em: <https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/37807/22430>. Acesso em 27 fev. 2022.

STREET, B. V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad. Marcos Bagno. São Paulo: Parábola, 2014.

Publicado

2024-05-14

Cómo citar

Silveira, F. V. da R., & Batista , M. M. dos S. . (2024). Decolonialidade e letramento crítico em uma unidade de um livro didático para o ensino de língua inglesa. The ESPecialist, 45(3), 22–45. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i3e63083