Decolonialidade e letramento crítico em uma unidade de um livro didático para o ensino de língua inglesa

Autores

  • Fernanda Vieira da Rocha Silveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro, RJ, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-4244-0517
  • Marina Maria dos Santos Batista Universidade do Estado do Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i3e63083

Palavras-chave:

livro didático, Decolonialidade, Letramento crítico, Multimodalidade

Resumo

A presente pesquisa, qualitativa e documental, se propôs a analisar as seções Getting Started, Reading Comprehension, Language in Use e English 4 Life, da unidade 2 intitulada “Is she Brazilian?”, do livro English Play 6 (FRANCO; TAVARES, 2019), voltado para alunos brasileiros do sexto ano do ensino fundamental. O aporte teórico que embasou este estudo incluiu a decolonialidade (MCGREGOR, 2012; OLIVEIRA; CANDAU, 2010) e o letramento crítico (LUKE; DOOLEY, 2011; JANKS, 2016), com foco nos conceitos de design e redesign (JANKS, 2013). Os dados foram examinados sob a perspectiva da análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Os resultados mostraram que as seções examinadas apresentam iniciativas de decolonialidade e contextualização sociocultural com a realidade dos alunos brasileiros do sexto ano da educação básica, embora permaneçam algumas noções estereotipadas e lacunas com relação à diversidade, ao letramento crítico e às chances de design e redesign nos textos multimodais. Assim, este trabalho contribui para os estudos sobre materiais didáticos utilizados no ensino de língua inglesa no Brasil, considerando o desenvolvimento do senso crítico e agentividade de aprendizes da educação básica.



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Biografia do Autor

Fernanda Vieira da Rocha Silveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Possui graduação em Letras Português- Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal Fluminense (RJ) e doutora em Estudos de Linguagem pela PUC/RJ, desenvolve pesquisa sobre aquisição de segunda língua com foco em estratégias de aprendizagem, crenças, ansiedade em língua estrangeira e sua ressignificação através da Prática exploratória. Atua como professora Adjunta do Departamento de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro na área de Metodologia e Prática de Ensino de Língua Inglesa. 

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Publicado

2024-05-14

Como Citar

Silveira, F. V. da R., & Batista , M. M. dos S. . (2024). Decolonialidade e letramento crítico em uma unidade de um livro didático para o ensino de língua inglesa. The Especialist, 45(3), 22–45. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i3e63083