Florentina Esteves e Orlanda Amarílis em diálogo
uma proposta de ensino de literatura em perspectiva decolonial
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i1e64540Palabras clave:
Prática pedagógica, Decolonial, Florentina Esteves, Orlanda AmarílisResumen
Este artigo apresenta uma proposta didática decolonial para o ensino dos contos: “Que Jiquitaia!”, de Florentina Esteves (1990), e “Desencanto”, de Orlanda Amarílis (1991). A concepção adotada é a de Iris Amâncio e Miriam Jorge (2008). Deste modo, o objetivo é propor uma prática de ensino transgressiva, humanizadora e transformadora por meio do qual os discentes se apropriem da “literatura enquanto literatura”. A metodologia fundamenta-se no estudo bibliográfico. A conclusão indica que ensinar, aprender, analisar e interpretar os contos de Esteves e Amarílis, no âmbito escolar, possibilita que os alunos pratiquem a leitura literária como um ato humanizador, emancipador e polifônico da/na literatura acreana e cabo-verdiana.
Métricas
Citas
AMÂNCIO, Iris; JORGE, Miriam. Literaturas africanas e afro-brasileira na prática pedagógica. In: AMÂNCIO, Iris; GOMES, Nilma & JORGE, Miriam (Orgs.). Literaturas africanas e afro-brasileira na prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p. 107-126.
AMARÍLIS, Orlanda. Cais-do-sodré té Salamansa. 2. ed. Coimbra: Centelha, 1991.
AMORIM, Marcel; DOMINGUES, Diego; KLAYN, Débora; SILVA, Tiago. Literatura na escola. São Paulo: Contexto, 2022.
ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
CANDIDO, Antonio. Vários Escritos. 5. ed. São Paulo/ Rio de Janeiro: Duas cidades/ Ouro sobre azul, 1995.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano I: as artes do fazer. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1998.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2012.
DALVI, Maria Amélia. Literatura na educação básica: propostas, concepções, práticas. Vitória: Caderno de Pesquisa em Educação – PPGE/UFES, v.19, n.38, p. 123-140, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/educacao/article/view/7896/5604. Acesso em: 10 out. 2023.
ESTEVES, Florentina. Enredos da memória. 2. ed. Rio de Janeiro: Oficina do Livro, 1990.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 23. ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.
GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano. In: RIOS, Flávia & LIMA, Márcia (Orgs). Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2013.
LUGONES, María. Rumo a um feminismo descolonial. Florianópolis: Estudos feministas, v.22, n.3, p. 935-952, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/36755/28577. Acesso em: 09 jan. 2024.
LURA. Cabo Verde. Lisboa: Lusafrica, 2002, 1 CD. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=FJMt4kwu7hY. Acesso em: 10 jan. 2024.
MACHADO, Rodrigo; SILVA, Douglas. Ensino de literaturas e decolonialidade: por uma educação literária democrática. Niterói: Gragoatá, v.26, n.56, p. 1207-1240, 2021. Disponível em: https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/49166. Acesso em: 15 jan. 2024.
MACHADO, Rodrigo; SOARES, Ivanete. Por um ensino decolonial de literatura. Minas Gerais: Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 21, n.3, p. 981-1005, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/wcdxsD3sqYmYVRSQncPV4ty/. Acesso em: 10 out. 2023.
MALDONADO-TORRES, Nelson. Sobre la colonialidad del ser: contribuciones al desarrollo de un concepto. In: CASTRO-GOMÉZ, Santiago & GROSFOGUEL, Ramon (Orgs.). El giro decolonial: reflexiones para uma diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores, 2007.
PALERMO, Zulma. Globalizaciones y descentramentos fronterizos. In: TAUFER, Adauto; CUNHA, Andrei & ZITTO, Bruno (Orgs.). Diálogos transdisciplinares: ciências humanas, cultura, tecnologia. Porto Alegre: Bestiário / Class, 2022.
SILVA, Ivanda. Metodologia para ensino de literatura: em busca de alternativas metodológicas. Revista Língua & Literatura, v. 22, n. 40, p. 111-126, 2020. Disponível em: https://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3343/3040. Acesso em: 10 out. 2023.
SCHMIDT, Rita Terezinha. Para um comparatismo decolonial. In: TAUFER, Adauto; CUNHA, Andrei & ZITTO, Bruno (orgs.). Diálogos transdisciplinares: ciências humanas, cultura, tecnologia. Porto Alegre: Bestiário / Class, 2022.
WALSH, Catherine. Pedagogías Decoloniales: Práticas insurgentes de resistir, (re)existir, y (re)vivir. Quito-Ecuador: Ediciones Abya-Yala, 2013.
ZACCUR, Edwiges. Novos panoramas: desafios postos à arte de ensinar e a ensinar. In: FERREIRA, Lucena & SANGENIS, Anabelle (orgs.). Didática e prática de ensino de língua portuguesa. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011, v. 1, p. 30-51. Disponível em: https://www.edwigeszaccur.com.br/#!/page_Artigos. Acesso em: 10 out. 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 The Especialist
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
The authors grant the journal all copyrights relating to the published works. The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors.