Florentina Esteves e Orlanda Amarílis em diálogo

uma proposta de ensino de literatura em perspectiva decolonial

Auteurs

  • Angela Glaucia da Silva Universidade Federal do Acre - Campus Cruzeiro do Sul
  • Ezilda Maciel da Silva Universidade Federal do Pará - UFPA

DOI :

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i1e64540

Mots-clés :

Prática pedagógica, Decolonial, Florentina Esteves, Orlanda Amarílis

Résumé

Este artigo apresenta uma proposta didática decolonial para o ensino dos contos: “Que Jiquitaia!”, de Florentina Esteves (1990), e “Desencanto”, de Orlanda Amarílis (1991). A concepção adotada é a de Iris Amâncio e Miriam Jorge (2008). Deste modo, o objetivo é propor uma prática de ensino transgressiva, humanizadora e transformadora por meio do qual os discentes se apropriem da “literatura enquanto literatura”. A metodologia fundamenta-se no estudo bibliográfico. A conclusão indica que ensinar, aprender, analisar e interpretar os contos de Esteves e Amarílis, no âmbito escolar, possibilita que os alunos pratiquem a leitura literária como um ato humanizador, emancipador e polifônico da/na literatura acreana e cabo-verdiana.

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Bibliographies de l'auteur

Angela Glaucia da Silva, Universidade Federal do Acre - Campus Cruzeiro do Sul

Graduada em Letras Português pela Universidade Federal do Acre (2019). Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens - PPEHL / Ufac (2022). Membro do Grupo de Estudo Educação, Linguagens, Linguística Aplicada e Ensino (ELLAE).

Ezilda Maciel da Silva, Universidade Federal do Pará - UFPA

Possui graduação em Letras Português pela Universidade Federal do Pará (2008), Mestrado em Letras Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre (2013). Doutorado em Teoria da Literatura/Literatura e Práticas Sociais pela Universidade de Brasília - UnB.

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Publiée

2024-02-14

Comment citer

Silva, A. G. da, & Silva, E. M. da. (2024). Florentina Esteves e Orlanda Amarílis em diálogo: uma proposta de ensino de literatura em perspectiva decolonial. The ESPecialist, 45(1), 196–212. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i1e64540

Numéro

Rubrique

Transgressive Teachings, Solidarity Learning Dossier