Florentina Esteves e Orlanda Amarílis em diálogo
uma proposta de ensino de literatura em perspectiva decolonial
DOI :
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i1e64540Mots-clés :
Prática pedagógica, Decolonial, Florentina Esteves, Orlanda AmarílisRésumé
Este artigo apresenta uma proposta didática decolonial para o ensino dos contos: “Que Jiquitaia!”, de Florentina Esteves (1990), e “Desencanto”, de Orlanda Amarílis (1991). A concepção adotada é a de Iris Amâncio e Miriam Jorge (2008). Deste modo, o objetivo é propor uma prática de ensino transgressiva, humanizadora e transformadora por meio do qual os discentes se apropriem da “literatura enquanto literatura”. A metodologia fundamenta-se no estudo bibliográfico. A conclusão indica que ensinar, aprender, analisar e interpretar os contos de Esteves e Amarílis, no âmbito escolar, possibilita que os alunos pratiquem a leitura literária como um ato humanizador, emancipador e polifônico da/na literatura acreana e cabo-verdiana.
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