Educação Contemporânea:

Reflexões sobre os usos dos Multiletramentos para o contexto de sala de aula do interior da Amazônia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i2e64543

Palabras clave:

Multiletramentos , Sala de aula , Amazônia

Resumen

O presente artigo visa refletir sobre as contribuições dos multiletramentos no contexto de sala de aula no interior da Amazônia. Pensar nos multiletramentos para o contexto educativo precisa considerar a diversidade social, cultural e a multimodalidade na construção de significados. Nessa perspectiva, dialoga-se com Rojo (2012), Cope e Kalantzis (2015) e Kalantzis, Cope e Petrilson (2020) ao apresentarem que precisamos redefinir a leitura, escrita e práticas na construção de sentidos em ambientes de comunicação contemporâneos. A metodologia parte da pesquisa bibliográfica, a qual espera contribuir para propiciar ações de ensino-aprendizagem articuladas com os multiletramentos na sala de aula amazônico.

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Biografía del autor/a

Adolfo Tanzi Neto, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Adolfo Tanzi Neto é professor licenciado em Língua Inglesa/Portuguesa (Broward Community College/EUA e PUC-SP, 2010), Mestre (Unicamp, 2012) e Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP, 2016), com estágio doutoral na Universidade de Oxford (2015), no Centro de pesquisa Sociocultural e da Teoria da Atividade. É professor no Departamento de Letras Anglo-Germânicas da UFRJ (2018), Professor Visitante e Colaborador na Southern Federal University SFedU (2022), Rússia - Rostóvia do Dom no Instituto Internacional de Educação Interdisciplinar e Estudos Ibero-americanos, Vice Coordenador e Professor no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Linguística Aplicada (PIPGLA) da UFRJ. É Editor Associado da Learning, Culture and Social Interaction (ELSEVIER, Reino Unido). É líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Escola de Vygotsky em Linguística Aplicada (NUVYLA/CNPq), membro e secretário global da International Society of Cultural-Historical Activity Research (ISCAR). O foco atual de pesquisa centra-se na gênese social dos processos de desenvolvimento humano na interface entre Linguagem, Psicologia Social e Sociologia nos campos do Ativismo, Justiça e Mobilidade Social, Agência Radical Transformadora, Sofrimento Ético Político e Emoções, com ênfase na teoria sócio-histórico-cultural, assim como em teorias críticas, cujas bases assentam-se na perspectiva do materialismo histórico-dialético.

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Publicado

2024-03-27

Cómo citar

Queiroz, J. da S. ., & Tanzi Neto, A. . (2024). Educação Contemporânea:: Reflexões sobre os usos dos Multiletramentos para o contexto de sala de aula do interior da Amazônia. The ESPecialist, 45(2), 218–232. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i2e64543

Número

Sección

Transgressive Teachings, Solidarity Learning Dossier