Educação Contemporânea:
Reflexões sobre os usos dos Multiletramentos para o contexto de sala de aula do interior da Amazônia
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i2e64543Palavras-chave:
Multiletramentos , Sala de aula , AmazôniaResumo
O presente artigo visa refletir sobre as contribuições dos multiletramentos no contexto de sala de aula no interior da Amazônia. Pensar nos multiletramentos para o contexto educativo precisa considerar a diversidade social, cultural e a multimodalidade na construção de significados. Nessa perspectiva, dialoga-se com Rojo (2012), Cope e Kalantzis (2015) e Kalantzis, Cope e Petrilson (2020) ao apresentarem que precisamos redefinir a leitura, escrita e práticas na construção de sentidos em ambientes de comunicação contemporâneos. A metodologia parte da pesquisa bibliográfica, a qual espera contribuir para propiciar ações de ensino-aprendizagem articuladas com os multiletramentos na sala de aula amazônico.
Metrics
Referências
BRASIL. Orientações Curriculares para o ensino médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2006. v. 1.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum. Educação é a Base. Base Nacional Comum Curricular. Terceira versão revista. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: . Acesso em: 27 nov. 2023.
CAMPOS, C. F. C.; FERREIRA, M. L. Pedagogia dos Multiletramentos nas aulas de Língua Inglesa: diálogos em experiência de estágio. REDOC. Revista Docência e Cibercultura. v. 4, n. 3, 2020, p. 266-290. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/52897. Acesso: 20 out. 2023.
COPE, B.; KALANTZIS, M. (orgs.). Multiliteracies: Literacy Learning and the Design of Social Futures. New York: Routledge, 2000.
COSTA, R. P. Currículo e cultura: o contexto amazônico na prática educacional. Revista EDUCAmazônia - Educação Sociedade e Meio Ambiente, Ano 9, Vol IX, Número 2, Jul-Dez, 2017, Pág. 138-162.
COSTA, R.; OLIVEIRA, D. Currículo e cultura: o contexto amazônico na prática educacional - Revista EDUCAmazônia - Educação Sociedade e Meio Ambiente, Humaitá, Ano 9, Vol IX, Número 2, Jul-Dez, 2017, Pág. 138-162. acesso em: 13/02/2023.
KALANTZIS, M.; COPE, B.. (2020) Adding Sense: Context and Interest in a Grammar of Multimodal Meaning. Cambridge University Press.
KALANTZIS, M.; COPE, B.; PINHEIRO, P. Letramentos. Campinas: Editora da Unicamp, 2020.
KRESS, G., PRINSLOO, M., & PLETSCHER, S. (2019). Multimodalities and literacy practices in education: The multimodal kaleidoscope. Routledge.
LANKSHEAR, Colin; KNOBEL, Michele. "Becoming Research Literate Via DIY Media Production". In: ______.Literacies: Social, Cultural and Historical Perspectives. New York: Peter Lang Publishing, 2011. p. 358.
LIBERALI, F. O desenvolvimento de agência e a Educação Multi/Bilíngue. In: MEGALI, A. Desafios e práticas na educação bilíngue. São Paulo: Fundação Santillana, 2020. p. 77-92.
MARQUES A. S. V. Aprendizagem Colaborativa: uma proposta metodológica de construção do conhecimento em química orgânica. Tese (Doutorado em Educação em Ciência e Matemática). Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, 2018. 204p.
MOREIRA, A. F.; CANDAU, V. Indagações sobre Currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.
PEREIRA, M. Entretextos, Londrina, v. 13, n. 1, p. p. 484-487, jan./jun. 2013. Disponível em: 8c4d1a7ae3b5220f6e9261e071fe8e9348c3.pdf (semanticscholar.org) Acesso: Acesso: 30/11/2023
PINHEIRO, P. Multiletramentos no embate entre a defesa e a resistência novas tecnologias na escola: alguns apontamentos. (Orgs.) BARBOSA, J. P. ; ROCHA, C. H.; MOURA, E. Letramentos e Linguagens em movimento: Festschrift para Roxane Roxo. 1. ed. Campinas: Pontes, 2022. p. 87-108.
REIS, R. C. O currículo como elemento fundamental do processo ensino-aprendizagem. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000200201&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 30 nov. 2023.
ROJO, R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R; MOURA, E. (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
ROJO, Roxane (Org.). Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola , 2013.
SALES, S. R. Tecnologias digitais e juventude ciborgue: alguns desafios para o currículo do Ensino Médio. In: DAYRELL, J.; CARRANO, P.; MAIA, C. L. (Orgs.). Juventude e Ensino Médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
TAKAKI, N. H. Uma experiência de letramento crítico com professores em constante formação. Revista Crop – Revista do Programa de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês. Disponível em: http://www.fflch.usp.br/dlm/ingles/crop. P. 220-240. 2007. Acesso: 30/11/2023
THE NEW LONDON GROUP. A Pedagogy of multiliteracies: designing social futures. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. (orgs.). Multiliteracies: Literacy learning and the design of social futures. New York: Routledge, 2000. p.9 – 37.
VIEGAS A. Os desafios da escola no mundo contemporâneo. Plataforma Educacional, 2018. Disponível em: <https://www.somospar.com.br/os-desafios-da-escola-no-mundo-contemporaneo/>. Acesso: 30/11/2023
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 The Especialist
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.