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explorando a morfologia como ferramenta de ensino crítico e metacognitivo de vocabulário em língua alemã
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i5e66526Palabras clave:
ensino de alemão, vocabulário, morfologia, mapa mental, letramento visualResumen
Este artigo apresenta uma proposta didática para o ensino de vocabulário no contexto de alemão como língua adicional (ALA) em ambiente acadêmico brasileiro. Com foco em exemplos de formação de palavras, especificamente a composição e derivação lexical, explora-se abordagens críticas e estratégias metacognitivas, como a recepção e produção de mapas mentais e o fomento às inferências com a relação de significados complexos, que promovem a conexão de conceitos e a conscientização sobre o idioma estudado (Nation, 2001; Neves, 2007; Hall, 2016; Aquino, 2020). O objetivo principal deste estudo é, portanto, apresentar uma alternativa para o ensino de vocabulário através das relações lógicas e criativas da morfologia em ALA (Vizmuller-Zocco, 1985). Os resultados indicam a relevância de tais estratégias para uma compreensão mais profunda e duradoura do léxico em alemão, ao mesmo tempo que fomenta uma aprendizagem participativa para futuras docentes de ALA.
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