Was ist dein Lieblingswort auf Deutsch?

explorando a morfologia como ferramenta de ensino crítico e metacognitivo de vocabulário em língua alemã

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i5e66526

Mots-clés :

ensino de alemão, vocabulário, morfologia, mapa mental, letramento visual

Résumé

Este artigo apresenta uma proposta didática para o ensino de vocabulário no contexto de alemão como língua adicional (ALA) em ambiente acadêmico brasileiro. Com foco em exemplos de formação de palavras, especificamente a composição e derivação lexical, explora-se abordagens críticas e estratégias metacognitivas, como a recepção e produção de mapas mentais e o fomento às inferências com a relação de significados complexos, que promovem a conexão de conceitos e a conscientização sobre o idioma estudado (Nation, 2001; Neves, 2007; Hall, 2016; Aquino, 2020). O objetivo principal deste estudo é, portanto, apresentar uma alternativa para o ensino de vocabulário através das relações lógicas e criativas da morfologia em ALA (Vizmuller-Zocco, 1985). Os resultados indicam a relevância de tais estratégias para uma compreensão mais profunda e duradoura do léxico em alemão, ao mesmo tempo que fomenta uma aprendizagem participativa para futuras docentes de ALA.

Métriques

Chargements des métriques ...

Références

AQUINO, Marceli. A monitoria acadêmica no ensino de alemão como lí­ngua adicional em contexto universitário: reflexões sobre um projeto de formação crí­tica. Ensino & Pesquisa, União da Vitória, v. 18, n. 2, p. 23-35, 2020. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/3495/pdf_114. Acesso em: 18 abr. 2024.

AQUINO, Marceli. Abordagens socioculturais para o ensino de vocabulário em turmas heterogêneas de PLA: Estratégias didáticas em contexto acadêmico. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 9, n. esp. 1, p. 1-18, 2023. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/18327. Acesso em: 18 abr. 2024.

AQUINO, Marceli; FERREIRA, Mergenfel. Ensino de alemão com foco decolonial: uma discussão sobre propostas didáticas para o projeto Zeitgeist. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 17, p.e1709, p. 1-33, 2023. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/66610. Acesso em: 18 abr. 2024.

AQUINO, Marceli; SCHMIDT, Camila; FEITOSA, Mariana. Estratégias de aprendizagem individual no ensino de Alemão como Língua Adicional: um projeto de consultoria acadêmica: Individual learning strategies in teaching German as Additional Language: an academic consulting Project. Revista Do GEL, São Paulo, v. 19, n. 1, p. 11–34, 02 jun. de 2022. Disponível em: https://doi.org/10.21165/gel.v19i1.3301. Acesso em: 18 abr. 2024.

AUSUBEL, David. Aquisição e retenção de conhecimentos: Uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Editora Plátano, 2003.

BERNARDO, Ana. O léxico mental no ensino e aprendizagem de vocabulário na L2 (Alemão). Linguística - Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto, Porto, v. 5, p. 27-40, 2010.

BUZAN,Tony. The mind map book. 2ª edição. Londres: BBC Books, 1995.

DECKE-CORNILL, Helene; KÜSTER, Lutz. Spracherwerbstheorien. In: DECKE-CORNILL, Helene; KÜSTER, Lutz. (Orgs.) Fremdsprachendidaktik: Eine Einführung. Tübingen: Narr Verlag, 2014, p. 21-37.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 1997.

GÄRTNER, Angelika. Wortbildung: Problemfelder im DaF-Unterricht. Info DaF Heft, Bonn, n. 4, 39. Jahrgang, p. 499-513, 2012. Disponível em: http://www.daf.de/downloads/InfoDaF_2012_Heft_4.pdf. Acesso em: 9 abr. 2024.

HALL, Stuart. Cultura e representação. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio Apicuri, 2016.

HELBIG, Gerhard; BUSCHA, Joachim. Deutsche Grammatik: Ein Handbuch für den Ausländerunterricht. Leipzig: VEB Verlag Enzyklopädie, 2001.

HERINGER, Hans. Morphologie. Paderborn: Utb Gmbh, 2009.

HYMES, Dell. On communicative competence. In: BRUMFIT, Christopher; JOHNSON, Keith. (Eds.) The communicative approach to language teaching. Oxford: Oxford University Press, 1972. p. 269-293.

KUNDERA, Milan. Die unerträgliche Leichtigkeit des Seins. München, Wien: Carl Hanser, 1984.

LESSA, Adriana; SANTOS, Cristiane. O mapa mental como metodologia ativa no ensino de leitura. SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 27, n. 59, p. 92-117, 27 jun. 2023. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/30138. Acesso em: 15 abr. 2024.

LUANGKRAJANG, Manita. Use of mind-mapping in language learning: A cognitive approach. Theory and Practice in Language Studies, Londres, v. 12, n. 8, p. 1616–1621, ago. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.17507/tpls.1208.18. Acesso em: 15 abr. 2024.

MEIBAUER, Jörg. Einführung in die germanistische Linguistik. 3ª edição. Stuttgart: J. B. Metzler, 2015.

MOITA LOPES, Luiz. Uma lingüística aplicada mestiça e ideológica: interrogando o campo como lingüista aplicado. In: MOITA LOPES, Luiz. (Org.) Por uma Lingüística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 13-44.

MUMINKULOVICH, Abdurakhmanov. Die rolle der lexikalischen abbildungen im deutschen unterricht als zweite fremdsprache. Berlin Studies Transnational Journal of Science and Humanities, Berlim, v. 1, n. 1.6, p. 128-134, 11 nov. de 2021.

NATION, Ian. Learning vocabulary in another language. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.

NEVES, Dulce. Meta-aprendizagem e a ciência da informação: uma reflexão sobre o ato de aprender a aprender. Perspectivas em ciência da informação, Belo Horizonte, v. 12, n. 3, p. 116-125, set./dez. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/RzyWqX5KtzPqfc9MXDsCTwz/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 13 abr. 2024.

OXFORD, Rebecca. Teaching and Researching Language Learning Strategies. Nova York: Taylor & Francis, 2017.

PICKBRENNER, Minka Beate. Termos compostos em língua alemã: uma contribuição para o ensino de leitura instrumental em Direito. Dissertação de Mestrado em Estudos da Linguagem, Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2006.

PROCÓPIO, Renata; SOUZA, Patrícia. Letramento visual no ensino-aprendizagem de vocabulário em língua estrangeira. the ESPecialist, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 93-118, 2010.

REIS, Rachel; RIBEIRO, Patrícia; PROCÓPIO, Renata. O uso de anotações para Inferência e aquisição lexical em História em quadrinhos eletrônicas no contexto de ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira. Veredas, Juiz de Fora, v. 21, n. 1, p. 75-91, 17 set. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/article/view/28209. Acesso em: 19 abr. 2024.

SAFRANSKI, Rüdiger. Friedrich Schiller. München, Wien: Carl Hanser, 2004.

SCHLATTER, Margarete; GARCEZ, Pedro. Educação linguística e aprendizagem de uma língua adicional na escola. In: RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Educação. Departamento Pedagógico (Org.). Referenciais Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul: linguagens, códigos e suas tecnologias. v. II. Porto Alegre: Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul, 2009. p. 113-181.

UPHOFF, Dörthe. Ensino orientado para a ação e o letramento crítico: interfaces possíveis. In: PORTINHO-NAUIACK, Catarina; BOHUNOVSKY, Ruth; WRUCK, Virgínia. (Orgs.) Ensinar alemão no Brasil: percursos e procedimentos. Tradução. Curitiba: UFPR, 2021. p. 15-30.

UPHOFF, Dörthe. O lugar da criticidade na formação inicial de professores de alemão. In: FERRAZ, Daniel.; KAWACHI-FERRAZ, Claudia. (Orgs.) Educação Linguística em línguas estrangeiras. Campinas: Pontes Editores, 2018. p. 231-247.

VIZMULLER-ZOCCO, Jana. Linguistic creativity and word Formation. Italica, Illinois, v. 62, n. 4, p. 305-310, 1985. Disponível em: https://doi.org/10.2307/479110. Acesso em: 10 abr. 2024.

Téléchargements

Publiée

2024-11-28

Comment citer

Aquino, M. C., Mailho, I. C., & Santos, A. M. T. (2024). Was ist dein Lieblingswort auf Deutsch? explorando a morfologia como ferramenta de ensino crítico e metacognitivo de vocabulário em língua alemã. The ESPecialist, 45(5), 152–173. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i5e66526