O ingresso de negros por meio do sistema de cotas étnico-raciais no Ifes campus Vitória
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i5e68532Palabras clave:
democratização do ensino, cotas étnicos-raciais, Instituto Federal do Espírito SantoResumen
A presente pesquisa se insere em um estudo de caso que buscou analisar o acesso de alunos negros aos cursos técnicos integrados ao médio ofertados pelo Ifes, campus Vitória. O recorte temporal vai de 2012, ano de publicação da Lei 12.711 relacionada as cotas étnico-raciais, até o ano de 2018, após 6 anos de sua vigência. Nosso referencial teórico apoia-se em Munanga (1999 e 2001) e Feres Júnior et al. (2018). A análise documental e a pesquisa bibliográfica mostram que a referida lei possibilitou o aumento do acesso de pessoas negras ao Sistema Federal de Ensino. Contudo, a política de cotas étnico-raciais ainda não conseguiu proporcionar equidade se comparamos a quantidade de negros e brancos na sociedade capixaba e o ingresso desses grupos ao Ifes, campus Vitória.
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