O ingresso de negros por meio do sistema de cotas étnico-raciais no Ifes campus Vitória

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i5e68532

Mots-clés :

democratização do ensino, cotas étnicos-raciais, Instituto Federal do Espírito Santo

Résumé

A presente pesquisa se insere em um estudo de caso que buscou analisar o acesso de alunos negros aos cursos técnicos integrados ao médio ofertados pelo Ifes, campus Vitória. O recorte temporal vai de 2012, ano de publicação da Lei 12.711 relacionada as cotas étnico-raciais, até o ano de 2018, após 6 anos de sua vigência. Nosso referencial teórico apoia-se em Munanga (1999 e 2001) e Feres Júnior et al. (2018). A análise documental e a pesquisa bibliográfica mostram que a referida lei possibilitou o aumento do acesso de pessoas negras ao Sistema Federal de Ensino. Contudo, a política de cotas étnico-raciais ainda não conseguiu proporcionar equidade se comparamos a quantidade de negros e brancos na sociedade capixaba e o ingresso desses grupos ao Ifes, campus Vitória.

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Publiée

2024-10-08

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Sebim, C. C. ., & Guimarães , J. V. R. . (2024). O ingresso de negros por meio do sistema de cotas étnico-raciais no Ifes campus Vitória . The ESPecialist, 45(5), 129–151. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i5e68532