O ingresso de negros por meio do sistema de cotas étnico-raciais no Ifes campus Vitória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i5e68532

Palavras-chave:

democratização do ensino, cotas étnicos-raciais, Instituto Federal do Espírito Santo

Resumo

A presente pesquisa se insere em um estudo de caso que buscou analisar o acesso de alunos negros aos cursos técnicos integrados ao médio ofertados pelo Ifes, campus Vitória. O recorte temporal vai de 2012, ano de publicação da Lei 12.711 relacionada as cotas étnico-raciais, até o ano de 2018, após 6 anos de sua vigência. Nosso referencial teórico apoia-se em Munanga (1999 e 2001) e Feres Júnior et al. (2018). A análise documental e a pesquisa bibliográfica mostram que a referida lei possibilitou o aumento do acesso de pessoas negras ao Sistema Federal de Ensino. Contudo, a política de cotas étnico-raciais ainda não conseguiu proporcionar equidade se comparamos a quantidade de negros e brancos na sociedade capixaba e o ingresso desses grupos ao Ifes, campus Vitória.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

ACAYABA, Cíntia; REIS, Thiago. Proporção de negros nas prisões cresce 14% em 15 anos, enquanto a de brancos cai 19%, mostra Anuário de Segurança Pública. G1, 19 out. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/10/19/em-15-anos-proporcao-de-negros-nas-prisoes-aumenta-14percent-ja-a-de-brancos-diminui-19percent-mostra-anuario-de-seguranca-publica.ghtml . Acesso em: 10 nov. 2020.

BBC (Brasil). A luta contra os fraudadores de cotas raciais nas universidades públicas. G1, 23 fev. 2020. Seção Educação. Disponível em https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/02/23/a-luta-contra-os-fraudadores-de-cotas-raciais-nas-universidades-publicas.ghtml . Acesso em: 21 abr. 2020.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações determinadas pelas Emendas Constitucionais de Revisão nos 1 a 6/94, pelas Emendas Constitucionais nos 1/92 a 91/2016 e pelo Decreto Legislativo no 186/2008. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016a. 496 p. Disponível emhttps://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf . Acesso em: 02 abr. 2020.

BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. 2012a. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm . Acesso em: 16 jan. 2020.

BRASIL. Lei n° 13.409, de 28 de dezembro de 2016. Altera a Lei no 12.711, de 29 de agosto de 2012, para dispor sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino. 2016b. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/L13409.htm . Acesso em: 16 jan. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Ensino Superior: entenda as cotas para quem estudou todo o ensino médio em escolas públicas. 2012b. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/cotas/perguntas-frequentes.html . Acesso em: 16 jan. 2020.

DAFLON, Verônica T.; FERES JÚNIOR, João; CAMPOS, Luiz A. Ações Afirmativas Raciais no Ensino Superior Público Brasileiro: Um Panorama Analítico. Cadernos de Pesquisa, v.4, n.148, p.302-327. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v43n148/15.pdf . Acesso em: 02 abr. 2020.

Enciclopédia Significados. Disponível em: https://www.significados.com.br/racismo/ Acesso em: 11 set. 2024.

FERES JÚNIOR, J., CAMPOS, L.A., DAFLON, V.T., and VENTURINI, A.C. Ação afirmativa: conceito, história e debates [online]. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2018, 190 p. Sociedade e política collection. ISBN: 978-65-990364-7-7. Disponível em: <https://doi.org/10.7476/9786599036477 . Acesso em: 28 mar. 2020.

FONSECA, Marcus Vinícius. A arte de construir o invisível: o negro na historiografia educacional brasileira. Revista brasileira de história da educação, 7 (1[13]), p. 11-50. 2007. Disponível em: < http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38616/20147> . Acesso em: 28 mar. 2020.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pretos ou pardos estão mais escolarizados, mas desigualdade em relação aos brancos permanece. 2019. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/25989-pretos-ou-pardos-estao-mais-escolarizados-mas-desigualdade-em-relacao-aos-brancos-permanece . Acesso em: 10 jan. 2020.

INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (Ifes). Campi do Ifes se destacam em resultados do Enem. 2019a. Disponível em: https://www.ifes.edu.br/noticias/18661-campi-do-ifes-se-destacam-em-resultados-do-enem . Acesso em: 23 jan. 2020.

INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (Ifes). Representantes de todo o Ifes aprovam proposta que regulamenta os procedimentos da heteroidentificação na instituição. 2019b. Disponível em: https://www.ifes.edu.br/noticias/18877-representantes-de-todo-o-ifes-aprovam-proposta-de-minuta-de-protocolo-de-heteroidentificacao-para-processos-seletivos-da-instituicao . Acesso em: 18 mar. 2020.

MAAR, Wolfgang Leo.As bases da política: Movimentos sociais e cotidiano. In: ______. O que é Política. São Paulo: Brasiliense, 2006.

MUNANGA, Kabengele. Políticas de ação afirmativa em benefício da população negra no brasil: um ponto de vista em defesa de cotas. Sociedade e Cultura, v. 4, n. 2, p. 31-43, jul./dez. 2001. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/703/70311216002.pdf . Acesso em: 07 abr. 2020.

MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.

SANTOS, S. P. Os “intrusos” e os ‘outros” oxigenando a universidade: por uma relação articulada entre raças e classe nas ações afirmativas. Espírito Santo (ES): Revista Simbiótica, vol. 2, n. 1, p.106-126. 2015. Disponível em:http://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/10329/7269 . Acesso em: 03 abr. 2020.

SILVA, Silvia Adriana. Processos identitários em contextos de ações afirmativas. 2008. 159f. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/TMCB-7X9JYR/1/dissertacao_silvia_out09.pdf . Acesso em: 24 mar. 2020.

SOUZA, Neusa Santos. Tornar-se negro: as vicissitudes da identidade do negro brasileiro em ascensão social. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1983. Coleção Tendências; v. 4.

SUETH, José C. R.; DEORCE, Mariluza S.; MELLO, José C. de; NUNES, Reginaldo F. A Trajetória de 100 anos dos eternos titãs: da Escola de Aprendizes Artífices ao Instituto Federal. Vitória, ES: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, 2009. Disponível em:https://vitoria.ifes.edu.br/images/stories/Ifes_Livro_100_anos.pdf . Acesso em: 13 mai. 2020.

VAILANT, Bianca; MENDONÇA, Maira. Ifes de Vitória é o melhor instituto federal de educação do Brasil. Gazeta Online, 01 dez. 2017. Disponível em: https://www.gazetaonline.com.br/noticias/cidades/2017/12/ifes-de-vitoria-e-o-melhor-instituto-federal-de-educacao-do-brasil-1014109556.html . Acesso em: 23 jan. 2020.

Downloads

Publicado

2024-10-08

Como Citar

Sebim, C. C. ., & Guimarães , J. V. R. . (2024). O ingresso de negros por meio do sistema de cotas étnico-raciais no Ifes campus Vitória . The Especialist, 45(5), 129–151. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i5e68532