Influências na escrita do gênero abstract

a questão das fronteiras interdisciplinares

Auteurs

  • Beatriz Gil Unesp SJRP
  • Solange Aranha Unesp SJRP

DOI :

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2023v44i2e60602

Mots-clés :

Gênero abstract/resumo, Ciências Humanas, Linguística, Gênero entre Disciplinas

Résumé

O objetivo deste artigo é mostrar a importância de se considerar as características intradisciplinares – inerentes a uma disciplina específica – e interdisciplinares – relação desta disciplina com outras que se encontram em intersecção com ela no fazer cientifico.  Para tanto, 24 abstracts publicados em dois periódicos A1 da área de Linguística foram analisados tanto retoricamente, com base no modelo de Gil (2011), quanto linguisticamente, com base nos estudos de Hyland (1998, 2005, 2002, 2012). Os resultados apontam que, apesar de a disciplina de Linguística estar inserida nas Ciências Humanas, nos periódicos analisados, ela apresenta interface com disciplinas biológicas, agregando crenças científicas dessas disciplinas em seu fazer científico e, consequentemente, influenciando na materialização retórica e na modalização – uso de hedges e boosters - dos abstracts publicados.

Métriques

Chargements des métriques ...

Références

ARANHA, S. A busca de Modelos Retóricos mais Apropriados para o Ensino da Escrita Acadêmica. Revista do GEL Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo, Araraquara. 4(2), p. 97-114, 2007.

BAZERMAN, C. Gêneros textuais: tipificação e interação. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

BECHER, T; TROWLER, P. Academic tribes and territories: intellectual enquiry and the culture of disciplines. 2ed. Buckingham: Society for Research into Higher Education & Open University Press, 2001.

BHATIA, V.K. Worlds of Written Discourse: Integrating Research Methods. London: Continuum, 2004.

Brain and Language. Elsevier. Disponível em https://www.journals.elsevier.com/brain-and-language/ . Acesso em: 15 fev 2018.

Brain and Language. Scimago Journal and Country Rank. Disponível em http://www.scimagojr.com/journalsearch.php?q=12164&tip=sid&clean=0 . Acesso em: 15 fev 2018.

GIL, B. A Tradução de resumos/abstracts na área de tradução. Revista Mosaico, v.10, n.1, 2011.

GIL, B. O gênero acadêmico: resumos nas áreas de Antropologia, Linguística e Ciência Política. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Unesp, São José do Rio Preto, 2014.

GIL, B.; ARANHA, S. Um estudo do gênero resumo na disciplina de Antropologia: a heterogeneidade da(s) área(s). Revista Delta, v. 33, n.3, p. 843-871, 2017.

GIL, B. Metadiscurso e escrita acadêmica: o papel dos recursos interacionais na construção do discurso das disciplinas de Ciências Políticas e Linguística. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), v. 50, n. 3, p. 1099-1117, dez. 2021

HYLAND, K. Boosting, hedging and the negotiation of academic knowledge. TEXT,18 (3), p. 349-382, 1998.

HYLAND, K. Metadiscourse – exploring interaction in writing. London: Continuum, 2004.

HYLAND, K. Directives: Argument and Engagement in Academic Writing. Applied Linguistics, 23/2, p. 215-239, 2002.

HYLAND, K. Disciplines and Discourse: Social Interactions in Construction of Knowledge. In: Starke-Myerring, Doreen, Paré, Anthony, Artemeve, Natasha, Horne, Miriam, and Yousoubova Lariss (Eds.) (2011). Writing in knowledge societies. Perspectives on Writings. Fort Collins, Colorado: The WAC Clearinghouse and Parlor Press. p. 193-214.

Journal of Phonetics. Elsevier. Disponível em https://www.journals.elsevier.com/journal-of-phonetics . Acesso em: 15 fev 2018.

Journal of Phonetics. Scimago Journal and Country Rank. Disponível em http://www.scimagojr.com/journalsearch.php?q=22481&tip=sid&clean=0 . Acesso em: 15 fev 2018.

Plataforma Sucupira. Capes. Disponível em https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf . Acesso em: 15 fev 2018.

SINGH, Simon. Big Bang. Rio de Janeiro; São Paulo: Editora Record, 2006. ISBN 85-01-07213-3

SWALES, J. Research genre: Explorations and Aplications. Ann Arbor: The University of Michigan Press, 2004.

SWALES, J. Genre analysis: English in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.

SWALES, J.; FEAK, C. B. Abstract and the Writing of Abstracts. Michigan: The University of Michigan Press, 2009.

What is Linguistics?. UCSC. Disponível em http://linguistics.ucsc.edu/about/what-is-linguistics.html . Acesso em: 15 fev 2018.

Publiée

2023-09-18

Comment citer

Gil, B., & Aranha, S. (2023). Influências na escrita do gênero abstract: a questão das fronteiras interdisciplinares. The ESPecialist, 44(2), 1–23. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2023v44i2e60602