Os efeitos da internacionalização das universidades na formação inicial de professores de língua inglesa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2023v44i1a8%20%20

Palabras clave:

Inglês para fins específicos, Internacionalização, Formação Inicial

Resumen

Este estudo analisa qualitativamente as percepções de futuros professores de inglês concernentes ao ensino de Inglês para fins específicos (IFE) e a preparação para atuar em programas que promovem a língua inglesa como agente de internacionalização nas universidades brasileiras. Os dados foram coletados a partir da participação dos discentes em um webinar e em um fórum de discussão online. Os resultados apontam para uma lacuna na referida formação inicial que desfavorece a atuação destes futuros professores em contextos de ensino de Inglês voltado à internacionalização. A partir destas conclusões, apresentamos possibilidades de aprimoramento de práticas de internacionalização e ensino de IFE na formação inicial através da expansão de atividades acadêmicas complementares, projetos de extensão, estágios e reformulação curricular.

Biografía del autor/a

SAMANTHA MANCINI RAMOS, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Docente do departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Estadual de Londrina

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Publicado

2023-04-10 — Actualizado el 2023-05-22

Versiones

Cómo citar

RAMOS, S. M., Machado Brener, F., & Belo, A. E. (2023). Os efeitos da internacionalização das universidades na formação inicial de professores de língua inglesa. The ESPecialist, 44(1), 137–154. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2023v44i1a8 (Original work published 10 de abril de 2023)