Práticas bem legais
uma análise de termos-chave em uma revista de formação de professores
Palavras-chave:
formação de professores de línguas, metodologias de ensino, termos-chave, Linguística de CorpusResumo
A Revista Bem Legal (BLJ) serve como uma plataforma de desenvolvimento para professores em formação e em serviço (WELP et al., 2020) visando moldar sua identidade como professores-autores-formadores, buscando aprimorar o ensino de línguas (GARCEZ; SCHLATTER, 2017). Este artigo visa expandir o trabalho de Welp et al. (2020) identificando os temas abordados nos artigos da BLJ por meio da extração de termos-chave multipalavra (KMWT), um tipo de palavra-chave formada por duas ou mais palavras e que ocorre com maior frequência no corpus de estudo quando contrastado ao corpus de referência (KILGARRIFF et al., 2014). O corpus de estudo compreende todos os artigos da BLJ escritos em inglês, enquanto a Revista The Warwick ELT compõe o corpus de referência. A ferramenta “Keyword & Term” no Sketch Engine (KILGARRIFF et al., 2014) foi utilizada para extrair os KMWT e a ferramenta “Concordance” auxiliou na compreensão de seus significados no corpus de estudo. A análise dos 95 KMWT extraídos revelou sete categorias e a pedagogia baseada em projetos emergiu como a metodologia de ensino preferida. Este estudo lança luz sobre os tópicos e abordagens de ensino abordados no BLJ e pode oferecer insights valiosos para educadores de línguas que buscam aprimorar seu desenvolvimento profissional.
Referências
BAKHTIN, M. 1986. The Problem of Speech Genres. In: BAKHTIN, M. Speech Genres and Other Late Essays. Trad. Vern W. McGee. Austin: University of Texas Press. pp. 60-102.
BARBOSA, M.C.S. 2004. Por que voltamos a falar e a trabalhar com a Pedagogia de Projetos. Projeto – Revista de Educação, 3.4: 8-13. Porto Alegre.
BENNETT, G.R. 2010. Using Corpora in the Language Learning Classroom: Corpus Linguistics for Teachers. Ann Arbor: University of Michigan Press.
BONDI, M. 2010. Perspectives on keywords and keyness. In: BONDI, M.; SCOTT, M. (Eds.), 2010, Keyness in Texts. Amsterdam: John Benjamins Publishing Company. pp. 1-18.
BRANDEN, K.V.D. 2006. Introduction: Task-based language teaching in a nutshell. In: BRANDEN, K.V.D. (Ed.). Task-Based Language Education: From theory to practice. Cambridge: Cambridge University Press. pp. 1-16.
BRANDEN, K.V.D. 2016. Task-based language teaching. In: HALL, Graham. (Ed.), 2016, The Routledge Handbook of English Language Teaching. Oxon: Routledge. pp. 238-251.
BREZINA, V. 2018. Statistics in Corpus Linguistics. Cambridge: Cambridge University Press.
GARCEZ, P.M.; SCHLATTER, M. 2017. Professores-autores-formadores: Princípios e experiências para a formação de profissionais de educação linguística. In: MATEUS, E.; TONELLI, J.R.A. (Eds.), 2017, Diálogos (im)pertinentes entre formação de professores e aprendizagem de línguas. São Paulo: Blucher. pp. 13-36.
GIBBONS, P. 2015. Scaffolding language, scaffolding learning: teaching second language learners in the mids-tream classroom. Portsmouth: Heinemann. 2nd. ed.
HALL, G. 2015. Method, methods and methodology: Historical trends and current debates. In: HALL, G. (Ed.), 2016, The Routledge Handbook of English Language Teaching. Oxon: Routledge. pp. 209-223.
KILGARRIFF, A.; BAISA, V.; BUŠTA, J.; JAKUBÍČEK, M.; KOVÁŘ, V.; MICHELFEIT, J.; RYCHLÝ, P.; SUCHOMEL, V. 2014. The Sketch Engine: ten years on. Lexicography, 1.1: 7-36.
MCENERY, T.; HARDIE, A. 2012. Corpus Linguistics: Method, Theory and Practice. Cambridge: Cambridge University Press.
ROSCH, E. Principles of Categorization. 1978. In: AARS, B.; DENILSON, D.; KEIZER, E.; POPOVA, G. (Eds.), 2004, Fuzzy Grammar: A Reader. Oxford: Oxford University Press. pp. 91-108.
SCHLATTER, M.; GARCEZ, P.M. 2009. Línguas Adicionais (Espanhol e Inglês). In: RIO GRANDE DO SUL, Secretaria de Estado da Educação, Departamento Pedagógico, 2009, Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Vol. 1. Porto Alegre: Secretaria de Estado da Educação/Departamento Pedagógico. pp. 127-172.
SCHLATTER, M.; GARCEZ, P.M. 2012. Línguas Adicionais na Escola: Aprendizagens Colaborativas em Inglês. Porto Alegre: Edelbra.
SCOTT, M. 1997. PC analysis of keywords - and key key words. System, 25.2: 233-245.
SCRIVENER, J. 2011. Learning Teaching: The Essential Guide to English Language Teaching. Oxford: Macmillan. 3rd. ed.
VYGOTSKY, L.S. 1998. A Formação Social da Mente. São Paulo, Martins Fontes.
WELP; A.K.S.; SARMENTO, S.; SELBACH, H.V.; RAMOS, D.S. 2020. Good Practices in Language Education: the contributions of Bem Legal Journal to Language Teacher Education. Brazilian English Language Teaching Journal, 11.1: 1-9. Porto Alegre.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 The Especialist
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.