Práticas bem legais

uma análise de termos-chave em uma revista de formação de professores

Autores

  • Wesley Henrique Acorinti Federal University of Rio Grande do Sul
  • Marine Laísa Matte Universidade Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-4702-6967
  • Simone Sarmento Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

formação de professores de línguas, metodologias de ensino, termos-chave, Linguística de Corpus

Resumo

A Revista Bem Legal (BLJ) serve como uma plataforma de desenvolvimento para professores em formação e em serviço (WELP et al., 2020) visando moldar sua identidade como professores-autores-formadores, buscando aprimorar o ensino de línguas (GARCEZ; SCHLATTER, 2017). Este artigo visa expandir o trabalho de Welp et al. (2020) identificando os temas abordados nos artigos da BLJ por meio da extração de termos-chave multipalavra (KMWT), um tipo de palavra-chave formada por duas ou mais palavras  e que ocorre com maior frequência no corpus de estudo quando contrastado ao corpus de referência (KILGARRIFF et al., 2014). O corpus de estudo compreende todos os artigos da BLJ escritos em inglês, enquanto a Revista The Warwick ELT compõe o corpus de referência. A ferramenta “Keyword & Term” no Sketch Engine (KILGARRIFF et al., 2014) foi utilizada para extrair os KMWT e a ferramenta “Concordance” auxiliou na compreensão de seus significados no corpus de estudo. A análise dos 95 KMWT extraídos revelou sete categorias e a pedagogia baseada em projetos emergiu como a metodologia de ensino preferida. Este estudo lança luz sobre os tópicos e abordagens de ensino abordados no BLJ e pode oferecer insights valiosos para educadores de línguas que buscam aprimorar seu desenvolvimento profissional.

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Publicado

2023-09-18

Como Citar

Acorinti, W. H., Matte, M. L., & Sarmento, S. (2023). Práticas bem legais: uma análise de termos-chave em uma revista de formação de professores. The Especialist, 44(2), 60–82. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/61035