Proposta de design de um curso de formação continuada sobre jogos de realidade alternativa para professores de espanhol

Autores

  • Suzana Linhati Universidade Federal de Santa Maria
  • Susana Cristina dos Reis Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2023v44i2e62308

Palavras-chave:

Material didático digital, Jogo de realidade alternativa, Formação continuada, Ensino de línguas

Resumo

Este artigo apresenta um protótipo de curso online que utiliza mecânica de jogos de realidade alternativa como estratégia pedagógica para engajar professores de espanhol em formação continuada a aprender sobre design de materiais digitais. Este estudo exploratório e qualitativo, com suporte teórico no design instrucional contextualizado e no framework MODE, resultou na produção do sintético. Resultados da avaliação do produto indicam que o protótipo promove envolvimento pedagógico e engajamento por sua concepção ARG, porém foram sugeridas configurações tecnológicas para melhorar sua usabilidade e acesso do participante na resolução dos desafios.

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Biografia do Autor

Suzana Linhati, Universidade Federal de Santa Maria

Degree in Literature-Spanish Language (UFSM); Specialist in Information and Communication Technologies Applied to Education (UFSM); Master in Language Teaching (UNIPAMPA); Ph.D. candidate in Linguistics (UFSM).

Susana Cristina dos Reis, Universidade Federal de Santa Maria

Major in English and Literature (UFSM), Master in Applied Linguistics (UNICAMP), Ph.D. in Linguistics (UFSM). Nowadays is associated professor and researcher at UFSM.

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Publicado

2023-09-18 — Atualizado em 2023-11-28

Versões

Como Citar

Linhati, S., & dos Reis, S. C. (2023). Proposta de design de um curso de formação continuada sobre jogos de realidade alternativa para professores de espanhol. The Especialist, 44(2), 41–59. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2023v44i2e62308 (Original work published 18º de setembro de 2023)