Educação e literatura

contribuições da obra literária O Uraguai no ensino brasileiro

Autores

  • Amanda da Conceição Santiago Universidade Federal de Catalão, Catalão, Goiás, Brasil
  • Dilma Costa Nogueira Dias Universidade Federal de Catalão, Catalão, Goiás, Brasil
  • Ulysses Rocha Filho Universidade Federal de Catalão, Catalão, Goiás, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i1e64551

Palavras-chave:

O Uraguai, Letramento literário, Ensino

Resumo

Nos estudos culturais aplicados à literatura, identificamos o contexto da época do discurso narrativo, a mitologia ressignificada, além de debates históricos sociais e culturais acerca do processo ficcional. Nesse pensar literário, elencamos a literatura para discussão e compreensão da realidade apresentada, no sentido de diálogo com debates críticos, românticos e/ou realísticos. Diante disso, apresentamos, sobre a luz da importância da literatura e do viés interpretativo, discussões prementes do livro O Uraguai: um poema épico que traz consigo a história de um período de guerra, revelando-nos traços ideológicos do autor que, apesar de ser jesuíta, exalta, em sua obra, o português Marquês de Pombal que está na luta contra indígenas e jesuítas. A disputa territorial e o colonialismo representado na obra, ainda se faz presente nos dias de hoje, levando-nos à conclusão de que a discussões sobre esses assuntos precisam ser ampliadas para que cheguemos ao ambiente escolar, visto que, as cronologias apontadas no aludido poema se fazem extremamente atuais, ainda que a história dos indígenas Caçambo e Lindoya em oposição ao jesuíta Balda sejam adaptadas à realidade brasileira do século XVIII.

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Biografia do Autor

Dilma Costa Nogueira Dias, Universidade Federal de Catalão, Catalão, Goiás, Brasil

Mestre em Educação pelo PPGED/UEPA. Graduada em Pedagogia pela UEPA. Graduanda em Letras - português/inglês, pela Universidade Federal de Catalão. Email: dilmacndias@gmail.com

Ulysses Rocha Filho, Universidade Federal de Catalão, Catalão, Goiás, Brasil

Doutor e Mestre em Letras e Linguística pela UFG. Graduado e Bacharelado em Letras

-Habilitação Português, pela UFG.  Atualmente, Professor Adjunto da Universidade

Federal de Catalão. Membro da Academia Catalana de Letras (ACL - Catalão/Go) desde de junho de 2017. Email: ulysses_filho@ufcat.edu.br

Referências

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Publicado

2024-02-14

Como Citar

Santiago, A. da C., Dias, D. C. N. ., & Rocha Filho, U. (2024). Educação e literatura: contribuições da obra literária O Uraguai no ensino brasileiro. The Especialist, 45(1), 108–121. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i1e64551

Edição

Seção

Dossiê Ensinos Transgressivos, Aprendizagens Solidárias