Letramento digital e Webcurrículo na formação de professores durante a pandemia do COVID-19
análise de um relato de experiência no Núcleo de Tecnologia Educacional no interior da Amazônia acreana
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i1e64552Palavras-chave:
Letramento digital, webcurrículo, formação de formadores, ensino remotoResumo
O presente artigo busca discutir os benefícios e os desafios enfrentados durante uma formação de professores ocorrida na pandemia de Covid-19. Como caminho teórico tece discussões em torno de Webcurrículo, formação de professores e letramento digital. A metodologia é de cunho qualitativo-interpretativista (Bortoni-Ricardo, 2008; Paiva, 2019), e utiliza como dados de análise o relato de experiência de formadoras educacionais e materiais preparados para oficinas. Os resultados evidenciaram uma maior compreensão das tecnologias digitais para a educação, todavia, faz-se necessário enfrentar os problemas de infraestrutura, acesso e formação docente.
Metrics
Referências
ACRE. Decreto no 5465 de 16/03/2020 - Estadual - Acre - LegisWeb. Disponível em: <https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=391005>. Acesso em: 19 nov. 2023.
ACRE. Decreto no 5465 de 16/03/2020. Disponível em: <https://www.normasbrasil.com.br/norma/decreto-5465-2020-ac_391005.html>. Acesso em: 20 nov. 2023.
AUSUBEL, DP. The psychology of meaningful verbal learning. New York: Grune & Stratton; 1963. 255 p.
ÁVALOS, B. El desarrollo profesional continuo de los docentes: lo que nos dice la experiencia internacional y de la región latinoamericana. Revista Pensamiento Educativo, v. 41, n. 2, p. 77-99, 2007.
BORTONI-RICARDO, S. M. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
BOURDIEU, P. O Senso Prático. Petrópolis: Vozes, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Proinfo integrado. 2009. Disponível em: <.
http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=13156:proinfo-integrado. Acesso em: 20 nov. 2023
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Proinfo. Disponível em:
BRASIL. Decreto n. 9.204, de 23 de novembro de 2017. Institui o Programa de Inovação Educação Conectada. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2017a. Disponível em: Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato20152018/2017/decreto/D9204.htm Acesso em: 30 nov. 2023. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9204.htm
CONTE, E.; KOBOLT, M. E. DE P.; HABOWSKI, A. C. Leitura e escrita na cultura digital. Educação, 20 maio 2022. Acesso em 18 nov. 2023.
ESCOLA Digital. https://www.educ.see.ac.gov.br/pagina/formacao-ferramentas-digitais-dited. Acesso em 18 nov. 2023.
KLEIN, A. Z. et al. Metodologia de pesquisa em administração: uma abordagem prática. São Paulo: Atlas, 2015.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. 2. ed. Campinas: Papirus, 2007.
KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas: Papirus, 2013.
LIBERALI, F. C. Multiletramento engajado para a prática do bem viver. Linguagem em (Dis)curso, v. 22, p. 125–145, 24 jun. 2022.
MARINI, E. Entenda as 10 competências gerais da Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: <https://revistaeducacao.com.br/2018/10/05/bncc-competenciasgerais>. Acesso em: 20 nov. 2023.
MODELSKI, D.; GIRAFFA, L. M. M.; CASARTELLI, A. DE O. Tecnologias digitais, formação docente e práticas pedagógicas. Educação e Pesquisa, v. 45, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1678-4634201945180201. Acesso em: 19 nov. 2023.
PAIVA, V. L. M. de O. e. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. São Paulo: Parábola, 2019.
PROINFO - Apresentação. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/proinfo/proinfo#:~:text=Programa%20Nacional%20de%20Tecnologia%20Educacional%20%28ProInfo%29%20%C3%89%20um>. Acesso em: 19 nov. 2023.
ROJO, Roxane H; BARBOSA, Jaqueline. Hipermodalidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
ROJO, R.; MOURA, E. (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo, SP: Parábola Editorial, 2012.
ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
SANTAELLA, L. Linguagens líquidas na era da mobilidade. 2. ed. São Paulo, Paulus, 2011.
SOLDATELLI, R. Processo de adoecimento de professores amplia durante pandemia. Esquerda Marxista. Corrente Marxista Internacional [online], 2020. Disponível em: https://www.marxismo.org.br/processo-de-adoecimento-de-professores-amplia-durante-pandemia/. Acesso em: 19 nov. 2023.
SOUZA NETO, S. DE; AYOUB, E. M. T. - trajetória de um pesquisador: entre profissionalização do ensino, pensamento crítico e riscos contemporâneos. Pro-Posições, v. 32, p. e20200145, 26 jul. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/Twcm6XXvZWkPbnnfLzZYTFy/Acesso em: 17 nov. 2023
STREET, B. V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola, 2014.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 14 ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 The Especialist
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.