O ensino de língua espanhola em contextos fronteiriços

os contratempos e a não obrigatoriedade do seu ensino no novo ensino médio nas escolas de Mâncio Lima/Acre

Autores

  • Jamile da Costa Dias Universidade Federal do Acre
  • Grassinete C. de Albuquerque Oliveira Universidade Federal do Acre, Rio Branco, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i1e64597

Palavras-chave:

Ensino, Língua espanhola, Fronteira, Ensino Médio

Resumo

O presente estudo apresenta um panorama acerca do ensino de língua espanhola na cidade de Mâncio Lima – Acre. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é investigar, a partir do campo da Linguística Aplicada, sobre o ensino de língua espanhola em contextos fronteiriços diante dos contratempos impostos pela Reforma do Ensino Médio (Lei 13.415/2017), na qual estabelece a não obrigatoriedade do seu ensino nas escolas em todo território brasileiro. Desse modo, é investigada as percepções de três professores de língua espanhola, atuantes em 4 escolas estaduais de Ensino Médio em Mâncio Lima, que faz divisa com o Peru. A metodologia adotada foi a da pesquisa qualitativa com o levantamento de dados através da utilização de questionário on-line (Google Forms),  para entender a partir da ótica dos professores de língua espanhola da rede básica desse município, os contratempos e a implicância da fronteira trinacional (Acre – Peru – Bolívia) para o ensino obrigatório do espanhol nas escolas do estado acreano. Os resultados apontam que a língua espanhola continua sendo ofertada em caráter obrigatório na cidade de Mâncio Lima, por estar situada em faixa fronteiriça com o Peru e por ser uma língua historicamente relevante para o povo acreano.  

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Biografia do Autor

Grassinete C. de Albuquerque Oliveira, Universidade Federal do Acre, Rio Branco, Brasil

Pós-Doutora e Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Linguagens, Linguística Aplicada e Ensino (ELLAE). Professora Adjunta da Universidade Federal do Acre (UFAC). Professora Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens – Ppehl, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do ProfLetras, da UFAC.

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Publicado

2024-02-14

Como Citar

Dias, J. da C., & Oliveira, G. C. de A. (2024). O ensino de língua espanhola em contextos fronteiriços: os contratempos e a não obrigatoriedade do seu ensino no novo ensino médio nas escolas de Mâncio Lima/Acre. The Especialist, 45(1), 30–55. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i1e64597

Edição

Seção

Dossiê Ensinos Transgressivos, Aprendizagens Solidárias