Crianças migrantes internacionais e o Português como Língua de Acolhimento

uma proposta de unidades temáticas multiculturais a partir de Histórias Infantis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i5e66113

Palavras-chave:

Migrantes internacionais, Crianças, Português como Língua de Acolhimento, Histórias Insfantis

Resumo

Com a onda migratória dos últimos anos no Brasil, as escolas, em sua maioria, públicas, passaram a receber grande número de crianças migrantes internacionais cuja língua de nascimento não é a Língua Portuguesa (LP). Nesse sentido, discute-se o papel da aprendizagem do Português como Língua de Acolhimento (PLAc) com vistas a promover a integração desses estudantes nas salas de aulas e na sociedade. Diante desse cenário, este trabalho propõe balizas para a construção de Unidades Didáticas e apresenta exemplares de unidades temáticas embasadas em uma perspectiva multicultural organizadas a partir de duas histórias infantis - “The Name Jar” (CHOI, 2001) e “O Pato Poliglota” (COELHO, 1985) - para crianças de diferentes faixas etárias de uma escola da rede municipal de ensino de Londrina/PR. Realizou-se também entrevista com uma docente que atua naquele contexto como forma de contemplar as necessidades vivenciadas em sala de aula no material elaborado. Trata-se de pesquisa qualitativa de natureza propositiva sobre conceitos de PLAc, uso da literatura infantil como eixo organizador de unidades temáticas e noções de multiculturalidade e plurilinguismo em atividades didáticas. Os resultados indicam a presença de marcas de acolhimento por meio da LP nas unidades temáticas elaboradas a partir da escuta sensível das realidades da sala de aula e de uma perspectiva multicultural que integra língua e cultura, a fim de promover a emancipação das crianças migrantes internacionais enquanto sujeitos de direitos, incluindo os linguísticos.

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Biografia do Autor

Juliana Reichert Assunção Tonelli, Universidade Estadual de Londrina, PR, Brasil.

Pós-doutorado em em Didática das Línguas pela Universidade de Genebra (UNIGE). Doutorado e mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Helena Vitalina Selbach, Universidade Federal de Pelotas, RS, Brasil.

Doutorado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado

2024-10-02

Como Citar

Poças, L. M. G. ., Tonelli, J. R. A. ., & Selbach, H. V. (2024). Crianças migrantes internacionais e o Português como Língua de Acolhimento: uma proposta de unidades temáticas multiculturais a partir de Histórias Infantis. The Especialist, 45(5), 104–128. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i5e66113