Discurso digital de professores
troca de conhecimento e impolidez implicada
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e71049Palavras-chave:
Troca de Conhecimento, Impolidez Implicada, Discurso Digital de ProfessoresResumo
Este estudo examina o discurso digital de professores de inglês em plataformas online de troca de conhecimento, focando e, aspectos de autoridade epistêmica e impolidez implicada. Através da análise de textos contidos em dois blogs que oferecem dicas de preparação para exames de proficência, o estudo investiga como as escolhas linguísticas dos professores podem inadvertidamente comunicar impolidez enquanto tentam envolver os leitores. A pesquisa identifica quatro expressões-chave de potencial impolidez: marcadores discursivos conversacionais, ênfase tipográfica, indicadores de postura autoritária e observações humorísticas. Estas estratégias, embora visem criar um tom informal e acessível, podem por vezes ser percebidas como condescendentes ou agressivas. A investigação argumenta que a presumida autoridade epistêmica dos professores pode levar a não-observância das máximas conversacionais, resultando em impolidez implicada. Esta pesquisa contribui para a compreensão de como o discurso digital em contextos educativos pode tanto facilitar como dificultar a troca eficaz de conhecimento, demonstrando a necessidade de diligência no uso da linguagem em ambientes de ensino online.
Palavras-chave: Troca de Conhecimento; Impolidez Implicada; Discurso Digital de Professores.
Referências
CULPEPER, Jonathan. Towards an Anatomy of Impoliteness. Journal of Pragmatics. 25. 349-367. 1996. Disponível em:
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/0378216695000143?via%3Dihub Acesso em 23.nov.2024.
CULPEPER, Jonathan. Conventionalised impoliteness formulae. Journal of Pragmatics. 42 (12). 3232–3245. 2010. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0378216610001694 Acesso em 25.nov.2024.
CULPEPER, Jonathan. Impoliteness: Using language to cause offence (Vol. 28). Cambridge University Press. 2011.
CUNHA, Gustavo X. Relações de discurso, organização tópica e dimensão epistêmica: recursos para a análise da “episteme em ação”. In: TOMAZI, M. M. T. (org.). Estudos do discurso e compromisso social. Serra: Editora Milfontes, p. 321-343. 2023.
GRICE, Paul H. Logic and Conversation. In P. Cole and J. Morgan (eds.), Syntax and Semantics, vol. 3: Speech Acts. New York: Academic Press, 41–58, 1975. 2004.
HERITAGE, John. Epistemics in Action: Action Formation and Territories of Knowledge. Research on Language and Social Interaction, 45(1), 1–29, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1080/08351813.2012.646684 Acesso em: 15 dez.2024.
HERITAGE, John.; RAYMOND, Geoffrey. The Terms of Agreement: Indexing Epistemic Authority and Subordination in Talk-in-Interaction. Social Psychology Quarterly, 68(1), 15-38, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1177/019027250506800103 Acesso em: 15 dez.2024.
HEYD, Theresa. Blogs. In C. Hoffman & W. Bublis (Eds.), Pragmatics of social media. De Gruyter, 2017.
LOCHER, Miriam A. Power and Politeness in Action: Disagreements in Oral Communication. Berlin, New York: De Gruyter Mouton, 2004.
MARKHAM, Annette; BUCHANAN, Elizabeth. Ethical Decision-Making and Internet Research: Recommendations from the AoIR Ethics Working Committee. AoIR, 2012. Disponível em: https://aoir.org/reports/ethics2.pdf Acesso em: 03 jun. 2025.
OLIVEIRA, Ana Larissa A. M. Reciprocity and epistemicity on screen-based interactions: the case of MOOCs. Pragmatics and Society, 2025. Disponível em: https://www.jbe-platform.com/content/journals/10.1075/ps.23143.oli Acesso em: 06 mar.2025.
OLIVEIRA, Ana Larissa A. M.; CUNHA, Gustavo X. (2024). Relações epistêmicas e impolidez linguística em comentários do twitter/x sobre um debate presidencial. LINGUAGEM EM (DIS)CURSO (ONLINE), v. 24, p. 01-18.
PUSCHMANN, Cornelius. Blogging. In Susan Herring, Dieter Stein and Tuija Virtanen (eds.), Pragmatics of Computer-Mediated Communication. Handbooks of Pragmatics 9, 83–108. Berlin/Boston: de Gruyter, 2013.
SCOTT, Kate. Pragmatics online. London: Routledge, 2022.
TOWNSEND, Laura; WALLACE, Claire. Social Media Research: A Guide to Ethics. Economic and Social Research Council (ESRC), UK, 2016. Disponível em: https://www.gla.ac.uk/media/Media_487729_smxx.pdf Acesso em: 03 jun. 2025.
ZAPPAVIGNA, Michele. The Discourse of Twitter and Social Media. London/New York: Continuum International Publishing Group, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 The Especialist

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Esta obra está licenciada com uma Licença
