Discurso digital de professores

troca de conhecimento e impolidez implicada

Autores

  • Isabela Soares de Almeida Dias Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.
  • Fernanda Rodrigues Marçal Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e71049

Palavras-chave:

Troca de Conhecimento, Impolidez Implicada, Discurso Digital de Professores

Resumo

Este estudo examina o discurso digital de professores de inglês em plataformas online de troca de conhecimento, focando e, aspectos de autoridade epistêmica e impolidez implicada. Através da análise de textos contidos em dois blogs que oferecem dicas de preparação para exames de proficência, o estudo investiga como as escolhas linguísticas dos professores podem inadvertidamente comunicar impolidez enquanto tentam envolver os leitores. A pesquisa identifica quatro expressões-chave de potencial impolidez: marcadores discursivos conversacionais, ênfase tipográfica, indicadores de postura autoritária e observações humorísticas. Estas estratégias, embora visem criar um tom informal e acessível, podem por vezes ser percebidas como condescendentes ou agressivas. A investigação argumenta que a presumida autoridade epistêmica dos professores pode levar a não-observância das máximas conversacionais, resultando em impolidez implicada. Esta pesquisa contribui para a compreensão de como o discurso digital em contextos educativos pode tanto facilitar como dificultar a troca eficaz de conhecimento, demonstrando a necessidade de diligência no uso da linguagem em ambientes de ensino online.

Palavras-chave: Troca de Conhecimento; Impolidez Implicada; Discurso Digital de Professores.

Biografia do Autor

Isabela Soares de Almeida Dias, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Isabela Dias é doutoranda em Linguística de Textos na UFMG, com pesquisa focada em dissenso e impolidez. Possui mestrado em Linguística Aplicada pelo CEFET-MG. É especialista em Ensino de Inglês, certificada pela UFMG, e possui CELTA e certificações em formação de professores de Cambridge. É membro do GEPTED/UFMG/CNPq (Grupo de Estudos sobre Pragmática, Texto e Discurso).

Fernanda Rodrigues Marçal , Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Fernanda Marçal possui doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestrado em Linguística Teórica e Descritiva. É especialista em Neuroeducação, Ensino de Inglês e Ensino para Crianças. Com ampla experiência no ensino de línguas, atualmente trabalha em uma escola bilíngue e desenvolve pesquisa pós-doutoral na UFMG. Fernanda também é membro do GEPTED/UFMG/CNPq (Grupo de Estudos sobre Pragmática, Texto e Discurso).

Referências

CULPEPER, Jonathan. Towards an Anatomy of Impoliteness. Journal of Pragmatics. 25. 349-367. 1996. Disponível em:

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/0378216695000143?via%3Dihub Acesso em 23.nov.2024.

CULPEPER, Jonathan. Conventionalised impoliteness formulae. Journal of Pragmatics. 42 (12). 3232–3245. 2010. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0378216610001694 Acesso em 25.nov.2024.

CULPEPER, Jonathan. Impoliteness: Using language to cause offence (Vol. 28). Cambridge University Press. 2011.

CUNHA, Gustavo X. Relações de discurso, organização tópica e dimensão epistêmica: recursos para a análise da “episteme em ação”. In: TOMAZI, M. M. T. (org.). Estudos do discurso e compromisso social. Serra: Editora Milfontes, p. 321-343. 2023.

GRICE, Paul H. Logic and Conversation. In P. Cole and J. Morgan (eds.), Syntax and Semantics, vol. 3: Speech Acts. New York: Academic Press, 41–58, 1975. 2004.

HERITAGE, John. Epistemics in Action: Action Formation and Territories of Knowledge. Research on Language and Social Interaction, 45(1), 1–29, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1080/08351813.2012.646684 Acesso em: 15 dez.2024.

HERITAGE, John.; RAYMOND, Geoffrey. The Terms of Agreement: Indexing Epistemic Authority and Subordination in Talk-in-Interaction. Social Psychology Quarterly, 68(1), 15-38, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1177/019027250506800103 Acesso em: 15 dez.2024.

HEYD, Theresa. Blogs. In C. Hoffman & W. Bublis (Eds.), Pragmatics of social media. De Gruyter, 2017.

LOCHER, Miriam A. Power and Politeness in Action: Disagreements in Oral Communication. Berlin, New York: De Gruyter Mouton, 2004.

MARKHAM, Annette; BUCHANAN, Elizabeth. Ethical Decision-Making and Internet Research: Recommendations from the AoIR Ethics Working Committee. AoIR, 2012. Disponível em: https://aoir.org/reports/ethics2.pdf Acesso em: 03 jun. 2025.

OLIVEIRA, Ana Larissa A. M. Reciprocity and epistemicity on screen-based interactions: the case of MOOCs. Pragmatics and Society, 2025. Disponível em: https://www.jbe-platform.com/content/journals/10.1075/ps.23143.oli Acesso em: 06 mar.2025.

OLIVEIRA, Ana Larissa A. M.; CUNHA, Gustavo X. (2024). Relações epistêmicas e impolidez linguística em comentários do twitter/x sobre um debate presidencial. LINGUAGEM EM (DIS)CURSO (ONLINE), v. 24, p. 01-18.

PUSCHMANN, Cornelius. Blogging. In Susan Herring, Dieter Stein and Tuija Virtanen (eds.), Pragmatics of Computer-Mediated Communication. Handbooks of Pragmatics 9, 83–108. Berlin/Boston: de Gruyter, 2013.

SCOTT, Kate. Pragmatics online. London: Routledge, 2022.

TOWNSEND, Laura; WALLACE, Claire. Social Media Research: A Guide to Ethics. Economic and Social Research Council (ESRC), UK, 2016. Disponível em: https://www.gla.ac.uk/media/Media_487729_smxx.pdf Acesso em: 03 jun. 2025.

ZAPPAVIGNA, Michele. The Discourse of Twitter and Social Media. London/New York: Continuum International Publishing Group, 2012.

Downloads

Publicado

2025-06-27

Como Citar

Dias, I. S. de A. ., & Marçal , F. R. . (2025). Discurso digital de professores: troca de conhecimento e impolidez implicada . The Especialist, 46(1), 771–788. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e71049

Edição

Seção

Artigos