A velocidade e legibilidade da escrita manual de disléxicos em tarefas de cópia
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i2p315-321Palavras-chave:
Dislexia, Escrita Manual, Desenvolvimento Infantil, Aprendizagem, EstudantesResumo
Objetivo: comparar a velocidade e a legibilidade da escrita manual de escolares disléxicos e com bom desempenho acadêmico em duas tarefas de cópia. Métodos: Participaram 64 sujeitos, sendo 7 disléxicos provenientes de um centro especializado em reabilitação, com idade entre 9 anos e 13 anos e 1 mês (GI), e 57 sujeitos com bom desempenho acadêmico (GII), pareados com GI. Como procedimento, foram utilizadas duas tarefas de cópia do Detailed Assessment of Speed of Handwriting (DASH), denominadas de Melhor Cópia e Cópia Rápida de uma frase. Ambas as tarefas consistem em escrever uma frase com a melhor caligrafia durante dois minutos. Foram consideradas a quantidade de palavras escritas, quantidade de palavras legíveis escritas e quantidade de palavras ilegíveis escritas. Resultados: Os resultados revelaram que os disléxicos apresentaram desempenho inferior aos escolares com bom desempenho acadêmico nas duas tarefas solicitadas. Na Tarefa 1 apresentaram uma quantidade inferior de palavras legíveis/minuto (GI – 7,79; GII – 12,72) e quantidade superior de palavras ilegíveis/minuto (GI – 1,64; GII – 0,04). Já na Tarefa 3, GI apresentou 7,64 PLPM e 4,29 PIPM, enquanto GII apresentou 16,39 PLPM e 0,07 PIPM. É possível acrescentar que os disléxicos perderam a qualidade da escrita, apresentando índices maiores de PIPM na Tarefa 3, quando comparados na Tarefa 1. Conclusão: Por meio deste estudo foi possível confirmar a hipótese de que o desempenho em velocidade e legibilidade da escrita de disléxicos é inferior ao dos escolares com bom desempenho acadêmico.
Downloads
Metrics
Referências
Ziviani J, Wallen M. The development of graphomotor skills. In: Henderson A, Pehoski C., editores. Hand function in the child: foundations for remediation. St Louis, MO: Mosby Elsevier; 2006. p. 217-38.
Bosga-Stork IM, Bosga J, Meulenbroek RGJ. Dysgraphic handwriting development and inclusive education: the role of interdisciplinary counseling. Open J Soc Sci. 2015; 3: 35-47.
Graham S, Berninger V, Weintraub N, William S. Development of handwriting speed and legibility in Grades 1-9. J educ res. 1998; 92: 42-52.
Simons J, Probst M. Reliability of the Detailed Assessment of Speed of Handwriting on Flemish Children. Pediatr phys ther. 2014; 26(3): 318-24.
Luria AR. O desenvolvimento da escrita na criança. In: Vigotskii LS, Luria AR, Leontiev AN, organizadores. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone/Editora Universidade de São Paulo. 1988; 143-90.
Martins MRI, Bastos JA, Cecato AT, Araujo MLS, Magro RR, Alaminos V. Screening for motor dysgraphia in public schools. J pediatr. 2013; 89: 70-4.
Schneck CM, Amundson SJ. Prewriting and handwriting skills. In: CASE-SMITH, J. (Ed.). Occupational therapy for children. 6th ed. St. Louis, MI: Mosby; 2010. p. 555-80.
Feder KP, Majnemer A. Handwriting development, competency, and intervention. Dev med child neurol. 2007; 49: 312-17.
Racine MB, Majnemer A, Shevell M, Snider L. Handwriting performance in children with attention deficit hyperactive disorder (ADHD). J child neurol. 2008; 23: 399-406.
Kushki A, Schwellnus H, Ilyas F, Chau T. Changes in kinetics and kinematics of handwriting during a prolonged writing task in children with and without dysgraphia. Res dev disabil. 2011; 32: 1058-64.
Medwell J, Wray D. Handwriting: what do we know and what do we need to know? Literacy, 2007; 41:10-5.
Overelde A, Van Bommel I, Bosga I, Van Cauteren M, Halfwerk B, Smits-Engelsman B, et al. Motorische schrijfproblemen bij kinderen. Nederlands Tijdschrift voor Fysiotherapie. Koninklijk Nederlands Genootschap voor Fysiotherapie Evidence Statement. 2011; 121: 1-65.
Lam SS, Au RKC, Leung HWH, Li-Tsang CWP. Chinese handwriting performance of primary school children with dyslexia. Res dev disabil. 2011; 32(5): 1745-56.
Mousinho R, Navas AL. Mudanças apontadas no DSM-5 em relação aos transtornos específicos de aprendizagem em leitura e escrita. Revista debates em psiquiatria. 2016; 38-46.
Lyon GR, Shaywitz SE, Shaywitz BA. A definition of dyslexia. Ann dyslexia. 2003; 53: 1-15.
American Psychiatric Association. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Health Disorders. 5th Edition. Arlington, VA: American Psychiatric Publishing; 2013.
Chan DW, Ho CSH, Tsang SM, Lee SH, Chung KKH. Exploring the reading-writing connection in Chinese children with dyslexia in Hong Kong. Read Writ. 2006; 19: 543-61.
Tan LH, et al. Reading depends on writing, in chinese. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of American. 2005; 102: 8781-85.
Berninger VW, Nielsen KH, Abbott RD, Wijsman E, Raskind W. Writing problems in developmental dyslexia: Under-recognized and undertreated. J sch psychol. 2008; 46: 1-21.
Borella E, Chicherio C, Re AM, Sensini V, Cornoldi C. Increased intraindividual variability is a marker of ADHD but also of dyslexia: a study on handwriting. Brain cogn. 2011; 77(1): 33-9.
Van Hoorn JF, Maathuis CG, Peters LH, Hadders-Algra M. Handwriting, visuomotor integration, and neurological condition at school age. Dev med child neurol. 2011; 52: 941-47.
Pagliarini E, Guasti MT, Toneatto C, Granocchio E, Riva F, Sarti D, et al. Dyslexic children fail to comply with the rhythmic constraints of handwriting. Hum mov sci. 2015; 42: 161-82.
Sumner E, Connelly V, Barnett AL. Children with dyslexia are slow writers because they pause more often and not because they are slow at handwriting execution. Read Writ. 2013; 26(6): 991-1008.
Barnett AL, Henderson SE, Scheib B, Schulz J. Detailed Assessment of Speed of Handwriting (DASH). United Kingdom: Person; 2007.
Cardoso MH. Adaptação Cultural do Detailed Assessment of Speed of Handwriting (DASH) para escolares de ensino público. Marília: UNESP, Faculdade de Filosofia e Ciências; 2014. 118 f.
Cardoso MH, Henderson S, Capellini S A. Translation and cultural adaptation of Brazilian Detailed Assessment of Speed of Handwriting: conceptual and semantic equivalence. Audiol Commun Res. 2014; 19(4): 321-6.
Cheng-Lai A, Li-Tsang CW, Chan AH, Lo AG. Writing to dictation and handwriting performance among Chinese children with dyslexia: Relationships with orthographic knowledge and perceptual-motor skills. Res dev disabil. 2013; 34(10): 3372-83.
Martlew M. Handwriting and spelling: Dyslexic children’s abilities compared with children of the same chronological age and younger children of the same spelling level. British Journal of Educational Psychology. 1992; 62: 375–390.
Capellini SA, Coppede AC, Vale TR. Função motora fina de escolares com dislexia, distúrbio e dificuldades de aprendizagem. Pró-fono revista de atualização científica. 2010; 22(3): 201-8.
Nicolson RI, Fawcett AJ. Automaticity: A new framework for dyslexia research? Cognition. 1990; 35: 159–182.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Natália Lemes dos Santos, Monique Herrera Cardoso, Simone Aparecida Capellini
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.