Uma avaliação dos limites e possibilidades dos licenciandos do curso de Matemática da FECLESC, no uso da ferramenta GeoGebra

Autores

  • Filipe Buriti Inácio Universidade Estadual do Ceará
  • Mariana Souza Sabino
  • João Luzeilton de Oliveira Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2025.v14i1p044-057

Palavras-chave:

GeoGebra, Geometria Dinâmica, PIBID

Resumo

É notória a presença crescente e a influência dos recursos tecnológicos de ensino nos cotidianos social e escolar. Assim, é indispensável pesquisas que os incluam no ensino, oportunizando aos professores meios de busca de conhecimento e adequação a esses novos paradigmas. Este trabalho teve como objetivo avaliar os limites e as possibilidades dos alunos do curso de Licenciatura em Matemática da FECLESC, quanto ao uso do GeoGebra. Com abordagem qualitativa, caracterizou-se como uma pesquisa-ação, em que os sujeitos da pesquisa foram bolsistas do PIBID/Matemática de uma universidade pública no interior do Ceará. Concluímos que esses sujeitos já conheciam o software, ressaltando que ele tem uma melhor aplicabilidade quando usado em computadores do que em smartphones, o que por sua vez, alerta para a questão do acesso às mídias na escola, assunto para trabalho futuro.

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Publicado

2025-06-08

Como Citar

Inácio, F. B., Souza Sabino, M., & de Oliveira, J. L. (2025). Uma avaliação dos limites e possibilidades dos licenciandos do curso de Matemática da FECLESC, no uso da ferramenta GeoGebra. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 14(1), 044–057. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2025.v14i1p044-057

Edição

Seção

Artigos