Tecnologia computacional no ensino de matemática: o uso do GeoGebra no estudo de funções

Luis Havelange Soares

Resumo


O texto traz o resultado de um estudo que teve como objetivo investigar contribuições do uso do GeoGebra para a aprendizagem de funções. Usou-se como base teórica a Teoria da Aprendizagem Significativa e estudos da Educação Matemática. Foram identificados os conhecimentos prévios dos estudantes sobre funções e em seguida fez-se uma exploração do tema com o GeoGebra. Por fim, ouviram-se os estudantes sobre a experiência com o GeoGebra, através de entrevistas e questionários, e aplicou-se uma avaliação. Os resultados indicaram que o software contribui significativamente para melhoria da aprendizagem em virtude de apresentar características importantes para dois elementos essenciais no desenvolvimento da aprendizagem significativa: a vontade do aprendiz e a potencialidade do material utilizado.


Palavras-chave


GeoGebra; Aprendizagem significativa; Ensino de Funções

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista do Instituto Geogebra Internacional de São Paulo está indexada nas seguintes bases:

             

 

        

   

Revista do Instituto GeoGebra internacional de São Paulo (IGISP) E- ISSN 2237-9657  (versão eletrônica)

Qualis/Capes: Qualis A3 na avaliação de Qualis/Capes (2017/2018)

Licença que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista GeoGebra.

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.