Tecnologia computacional no ensino de matemática: o uso do GeoGebra no estudo de funções

Authors

  • Luis Havelange Soares Instituto Federal de Educação da Paraíba

Keywords:

GeoGebra, Aprendizagem significativa, Ensino de Funções

Abstract

O texto traz o resultado de um estudo que teve como objetivo investigar contribuições do uso do GeoGebra para a aprendizagem de funções. Usou-se como base teórica a Teoria da Aprendizagem Significativa e estudos da Educação Matemática. Foram identificados os conhecimentos prévios dos estudantes sobre funções e em seguida fez-se uma exploração do tema com o GeoGebra. Por fim, ouviram-se os estudantes sobre a experiência com o GeoGebra, através de entrevistas e questionários, e aplicou-se uma avaliação. Os resultados indicaram que o software contribui significativamente para melhoria da aprendizagem em virtude de apresentar características importantes para dois elementos essenciais no desenvolvimento da aprendizagem significativa: a vontade do aprendiz e a potencialidade do material utilizado.

Author Biography

Luis Havelange Soares, Instituto Federal de Educação da Paraíba

Licenciado em Matemática, Especialista em Matemática e Mestre em Educação. Professor de Matemática desde 1997. Atualmente professor de Matemática no Instituto Federal de Educação da Paraíba.

Published

2012-03-14

How to Cite

Soares, L. H. (2012). Tecnologia computacional no ensino de matemática: o uso do GeoGebra no estudo de funções. Journal of the GeoGebra International Institute of São Paulo, 1(1), LXVI - LXXX. Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/8923