Tecnologia computacional no ensino de matemática: o uso do GeoGebra no estudo de funções

Autores/as

  • Luis Havelange Soares Instituto Federal de Educação da Paraíba

Palabras clave:

GeoGebra, Aprendizagem significativa, Ensino de Funções

Resumen

O texto traz o resultado de um estudo que teve como objetivo investigar contribuições do uso do GeoGebra para a aprendizagem de funções. Usou-se como base teórica a Teoria da Aprendizagem Significativa e estudos da Educação Matemática. Foram identificados os conhecimentos prévios dos estudantes sobre funções e em seguida fez-se uma exploração do tema com o GeoGebra. Por fim, ouviram-se os estudantes sobre a experiência com o GeoGebra, através de entrevistas e questionários, e aplicou-se uma avaliação. Os resultados indicaram que o software contribui significativamente para melhoria da aprendizagem em virtude de apresentar características importantes para dois elementos essenciais no desenvolvimento da aprendizagem significativa: a vontade do aprendiz e a potencialidade do material utilizado.

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Biografía del autor/a

Luis Havelange Soares, Instituto Federal de Educação da Paraíba

Licenciado em Matemática, Especialista em Matemática e Mestre em Educação. Professor de Matemática desde 1997. Atualmente professor de Matemática no Instituto Federal de Educação da Paraíba.

Publicado

2012-03-14

Cómo citar

Soares, L. H. (2012). Tecnologia computacional no ensino de matemática: o uso do GeoGebra no estudo de funções. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo. ISSN 2237-9657, 1(1), LXVI - LXXX. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/8923