Tecnologia computacional no ensino de matemática: o uso do GeoGebra no estudo de funções
Keywords:
GeoGebra, Aprendizagem significativa, Ensino de FunçõesAbstract
O texto traz o resultado de um estudo que teve como objetivo investigar contribuições do uso do GeoGebra para a aprendizagem de funções. Usou-se como base teórica a Teoria da Aprendizagem Significativa e estudos da Educação Matemática. Foram identificados os conhecimentos prévios dos estudantes sobre funções e em seguida fez-se uma exploração do tema com o GeoGebra. Por fim, ouviram-se os estudantes sobre a experiência com o GeoGebra, através de entrevistas e questionários, e aplicou-se uma avaliação. Os resultados indicaram que o software contribui significativamente para melhoria da aprendizagem em virtude de apresentar características importantes para dois elementos essenciais no desenvolvimento da aprendizagem significativa: a vontade do aprendiz e a potencialidade do material utilizado.
Downloads
Metrics
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Submission, processing, and publication of articles sent to the journal and registration of the DOI at Crossref is free of charge.
Authors retain their copyright and grant the journal the right of first publication of their article, which is simultaneously licensed under a Creative Commons - Attribution 4.0 International license CC BY that allows others to share the article by acknowledging its authorship and initial publication by the journal.
The GeoGebra journal encourages its authors to register their work with information and communication management systems aimed at researchers, such as Academia.edu, Mendeley, ResearchGate, etc.