Tecnologia computacional no ensino de matemática: o uso do GeoGebra no estudo de funções

Authors

  • Luis Havelange Soares Instituto Federal de Educação da Paraíba

Keywords:

GeoGebra, Aprendizagem significativa, Ensino de Funções

Abstract

O texto traz o resultado de um estudo que teve como objetivo investigar contribuições do uso do GeoGebra para a aprendizagem de funções. Usou-se como base teórica a Teoria da Aprendizagem Significativa e estudos da Educação Matemática. Foram identificados os conhecimentos prévios dos estudantes sobre funções e em seguida fez-se uma exploração do tema com o GeoGebra. Por fim, ouviram-se os estudantes sobre a experiência com o GeoGebra, através de entrevistas e questionários, e aplicou-se uma avaliação. Os resultados indicaram que o software contribui significativamente para melhoria da aprendizagem em virtude de apresentar características importantes para dois elementos essenciais no desenvolvimento da aprendizagem significativa: a vontade do aprendiz e a potencialidade do material utilizado.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Luis Havelange Soares, Instituto Federal de Educação da Paraíba

Licenciado em Matemática, Especialista em Matemática e Mestre em Educação. Professor de Matemática desde 1997. Atualmente professor de Matemática no Instituto Federal de Educação da Paraíba.

Published

2012-03-14

How to Cite

Soares, L. H. (2012). Tecnologia computacional no ensino de matemática: o uso do GeoGebra no estudo de funções. Journal of the GeoGebra International Institute of São Paulo, 1(1), LXVI - LXXX. Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/8923