Proposições ao ensino de Geometria: uma proposta de sequência didática para o estudo de Cônicas utilizando o GeoGebra
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2022.v11i1p061-084Palabras clave:
ensino, aprendizagem geométrica, formação docenteResumen
Este trabalho constitui-se em uma proposta teórica que tem por finalidade apresentar e descrever um caminho para o ensino de cônicas, por meio do GeoGebra, na perspectiva de desenvolvimento do pensamento geométrico espacial de alunos do Ensino Médio, melhorando a visualização de conceitos e objetos matemáticos. Trata-se de um estudo que se apoiou em pressupostos da pesquisa qualitativa que, inicialmente, tomou a revisão de literatura como caminho para aproximar-se de aportes teóricos que fundamentam o estudo. Em seguida, a partir da Engenharia Didática, foram construídas sequências didáticas pautadas nas etapas Análise Prévia e Análise a Priori. Para a construção da proposta, a utilização de tecnologias e software de geometria dinâmica foram indispensáveis visando à superação de dificuldades de visualização e melhor compreensão de conteúdos de Geometria, a fim de lidar com situações do cotidiano. As discussões e reflexões mostram-se relevantes, no sentido de propor alternativas para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem de cônicas na Educação Básica.
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