O GeoGebra no Estudo de Funções Trigonométricas a partir da Análise Gráfica

Autores/as

  • Ângela Eloisa Fernandes Pereira Ministério de Educação
  • Helder Vlademiro Correia Vaz Uni-Cv / Faed - Assomada

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2022.v11i2p119-137

Palabras clave:

Função Trigonométrica; GeoGebra; aprendizagem significativa.

Resumen

O presente trabalho descreve os resultados de uma experiência com o uso de tecnologias no ensino de Matemática, aplicação do software GeoGebra como recurso no ensino/aprendizagem de trigonometria.. Pretendeu-se fazer o estudo das funções trigonométricas seno, cosseno e tangente a partir da análise gráfica, através da realização de tarefas suportadas pelo software GeoGebra. A intervenção metodológica foi realizada numa abordagem qualitativa com estudo de caso em contexto de investigação-ação numa turma de alunos do 12º ano de escolaridade e utilizou-se como instrumento de recolha de dados as produções dos alunos. A análise das atividades ajudou-nos a entender como os alunos realizaram suas análises e desenvolver a capacidade de visualização espacial por meio do processo de mover as figuras na tela do computador. Assim, o estudo levou-nos a concluir que a utilização do GeoGebra com uma abordagem baseada na investigação matemática contribuiu significativamente para a compreensão dos conteúdos envolvidos e um papel ativo dos alunos no processo de construção do conhecimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

ANJOS, V. M.; MERCADO, L. P. L. Ensino de Matemática com Internet: A metodologia WebQuest no ensino de sólidos geométricos no 9º ano. disponível em: <https://recursos.educoas.org/sites/default/files/VE16.506.pdf>. Acesso em 10 de 06 de 2022.

BOGDAN, R. ; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação - uma introdução á teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora LDA, 1994.

BORBA, M. de C.; PENTEADO , M. G. Informática e Educação Matemática. 5ª ed. 2007.

DANTAS, A. S. O uso do GeoGebra no ensino de trigonometria: uma experiência com Alunos do Ensino Médio. Revista Ciência e Natura, v. 37 Ed. Especial PROFMAT, p. 123– 142, 2015.

HOHENWARTER, M. GeoGebra – Informações. 2007. disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/85144/mod_resource/content/1/Introducao_ao_Geogebra.pdf>. Acesso em 01 de 08 de 2022.

JUCOSKI, A. L. Construindo e (re)construindo conhecimentos de trigonometria com utilização de recursos tecnológicos em um curso pré-vestibular. Lajeado: Universidade do Vale do Taquari - Univates, 2011.

LOPES, M. M. Sequência Didática para o Ensino de Trigonometria usando o Software GeoGebra. Revista Bolema, Rio Claro (SP), v. 27, n. 46, p. 631-644, 2013.

MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. ed. Campinas: Papirus, 2000.

NASCIMENTO, E. G. A. A Avaliação do uso do Software Geogebra no Ensino de Geometria. Actas de La Conferencia Latino Americana de Geogebra de Uruguai. ISSN 2301-0185, p. 125-132, 2012.

NATIONAL COUNCIL OF TEACHERS OF MATHEMATICS (NCTM). De los principios a la Acción – para garantizar el êxito matemático para todos. México: Association Drive, Reston, VA 20191-1502, 2015.

PEDROSO, L. W. Uma Proposta da Trigonometria com uso do Software GeoGebra. 2012, Dissertação de Mestrado

PONTE, J. P. Investigação sobre investigações matemáticas em portugal. Lisboa. 2003. disponível em: <http://hdl.handle.net/10451/4071>. Acesso em 01 de 08 de 2022.

PONTE, J. P.; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações matemáticas na sala de aula. 4ª edição. 2019.

SALAZAR, D. M. (2015). GeoGebra e o Estudo das Funções Trigonométricas no Ensino médio. 2015. Dissertação de Mestrado .

SANTOS, J. S.; HOMA, A. I. R. Tecnologia Digital para o Ensino da Trigonometria: Uma Proposta Desenvolvida como Oficinas para professores licenciados em matemática . VI EIEMAT XV EGEM, 4º Encontro Nacional PIBID Matemática. ISSN 2316-7785, 2018.

DE SOUSA, J. M. Funções Trigonométricas e suas aplicações no cálculo de distâncias inacessíveis. Disertação de Mestrado. 2017.

VAZ, D. A. F.; DE JESUS , P. C. C. Uma sequência didática para o ensino da matemática com o software GeoGebra. Revista estudos Goiânia, v. 41, n.1, p. 59-75, 2014.

Publicado

2022-11-12

Cómo citar

Fernandes Pereira, Ângela E., & Correia Vaz, H. V. . (2022). O GeoGebra no Estudo de Funções Trigonométricas a partir da Análise Gráfica. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo. ISSN 2237-9657, 11(2), 119–137. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2022.v11i2p119-137

Número

Sección

Artigos