O GeoGebra no Estudo de Funções Trigonométricas a partir da Análise Gráfica
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2022.v11i2p119-137Palavras-chave:
Função Trigonométrica; GeoGebra; aprendizagem significativa.Resumo
O presente trabalho descreve os resultados de uma experiência com o uso de tecnologias no ensino de Matemática, aplicação do software GeoGebra como recurso no ensino/aprendizagem de trigonometria.. Pretendeu-se fazer o estudo das funções trigonométricas seno, cosseno e tangente a partir da análise gráfica, através da realização de tarefas suportadas pelo software GeoGebra. A intervenção metodológica foi realizada numa abordagem qualitativa com estudo de caso em contexto de investigação-ação numa turma de alunos do 12º ano de escolaridade e utilizou-se como instrumento de recolha de dados as produções dos alunos. A análise das atividades ajudou-nos a entender como os alunos realizaram suas análises e desenvolver a capacidade de visualização espacial por meio do processo de mover as figuras na tela do computador. Assim, o estudo levou-nos a concluir que a utilização do GeoGebra com uma abordagem baseada na investigação matemática contribuiu significativamente para a compreensão dos conteúdos envolvidos e um papel ativo dos alunos no processo de construção do conhecimento.
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