Alunos surdos e o uso do software GeoGebra em matemática

possibilidades para a compreensão das equações de 2º grau

Autores/as

  • Cléa Furtado Silveira Universidade Federal de Pelotas
  • Suzana Mendonça Abreu
  • Denise Nascimento Silveira

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2023.v12i3p054-065

Palabras clave:

Sudos, GeoGebra, Matemática

Resumen

RESUMO

Este artigo é um recorte de uma dissertação que teve como temática alunos surdos e o uso do software GeoGebra para a compreensão das equações de 2º grau. A metodologia adotada foi qualitativa, com princípios de um estudo de caso. A coleta de dados se deu através de observações e tratados por análise dialética.  A pesquisa foi desenvolvida em uma escola de surdos com uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, de forma bilíngue. Houve a familiarização com o software GeoGebra e a revisão das equações de 1º grau, contextualização prática e utilização do software para a análise dos gráficos das equações, de forma a compreender os conceitos e aplicação das equações. As análises demonstraram que a metodologia pode ser considerada positiva, atendendo aos objetivos.

Palavras-chave:  Surdos; GeoGebra; Matemática.

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Publicado

2023-11-28

Cómo citar

Silveira, C. F., Abreu, S. M., & Silveira, D. N. (2023). Alunos surdos e o uso do software GeoGebra em matemática: possibilidades para a compreensão das equações de 2º grau . Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo. ISSN 2237-9657, 12(3), 054–065. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2023.v12i3p054-065