DISCURSOS DE GÊNERO, CORPO E SEXUALIDADE NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i2p492-512Palavras-chave:
Relações de Gênero, Sexualidades, Trabalho Docente.Resumo
Amplas e diversas questões relacionadas aos temas gênero, corpo e sexualidade permeiam o ambiente escolar, ressignificando conceitos e normas. Este trabalho resulta de uma pesquisa desenvolvida com o objetivo de analisar quais discursos são produzidos por docentes e discentes acerca das relações de gênero e da diversidade sexual no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe. A abordagem metodológica foi influenciada pelos estudos pós-estruturalistas, utilizando como estratégia para coleta de dados, entrevistas com seis docentes (três do sexo masculino e três do sexo feminino), seis estudantes (três do sexo masculino e dois do sexo feminino) e uma psicóloga. Sugere-se que os discursos biológico, religioso, pedagógico, científico, moralista atravessam as falas dos participantes da pesquisa, produzindo discursos heteronormativos e reguladores sobre as relações de gênero e sexualidade. Apesar da existência do desenvolvimento de algumas atividades relativas às temáticas na instituição, poucas experiências subversivas as normas de gênero são percebidas nos discursos.Referências
CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de; et al. Direitos Humanos das Mulheres e das Pessoas LGBTQI: inclusão da perspectiva da diversidade sexual e de gênero na educação e na formação docente. João Pessoa: EDUFPB, 2016.
DIAS, Alfrancio Ferreira; AMORIM, Simone. Body, gender and sexuality in teacher training: a meta-analysis. Educa. Rev., Curitiba, n. 56, p. 193-206, jun. 2015.
FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso: aula inaugural no Collège de France, em 1970. São Paulo, Edições Loyola, 1996.
______. História da sexualidade 1: A vontade de saber. 2. ed. – São Paulo, Paz e Terra, 2015a.
______. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015b.
LE BRETON, David. Corpo, Gênero, Identidade. In: FERRARI, Anderson et al. Corpo, Gênero e Sexualidade. Lavras: UFLA, 2014.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, Sexualidade e Educação. Uma perspectiva Pós-Estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
LOURO, Guacira Lopes. O CORPO EDUCADO Pedagogias da sexualidade. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
SAFFIOTI, Heleieth O poder do macho. São Paulo: Moderna, 1987.
SEFFNER, Fernando. Um bocado de sexo, pouco giz, quase nada de apagador e muitas provas: cenas escolares envolvendo questões de gênero e sexualidade. Revista Estudos Feministas. Florianópolis, v. 19, n. 2, 2011, p. 561-572.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidades Terminais: as transformações na Política da Pedagogia e na Pedagogia da Política. Petrópolis: Vozes, 1996.
WOLFF, Cristina Scheibe; SALDANHA, Rafael Araújo. Gênero, sexo, sexualidade: categorias do debate contemporâneo. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 9, n. 16, p. 29-46, jan./jun. 2015.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.