CORPO, “PRODUÇÃO DO COMUM” E CURRÍCULO: SOBRE A (IM)POSSIBILIDADE DE UMA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Elder Silva Correia, Fabio Zoboli

Resumo


O texto tem como objetivo investigar a (im)possibilidade de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como documento norteador para a construção de propostas curriculares/pedagógicas para as escolas em todo o Brasil. Para tanto, interpelamos o termo “comum” a partir do conceito de “noções comuns” presente na filosofia de Baruch Spinoza e na análise que Gilles Deleuze faz de tal conceito. Concluímos que, para tomar para si a prerrogativa de falar em nome do comum, a BNCC precisou despontencializar os corpos, apresentando-os como incapazes de ser os próprios produtores de conhecimento e promotores de currículo.


Palavras-chave


Base Nacional Comum Curricular; Currículo; Corpo; Noções Comuns; Produção do Comum

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p301-322

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