O CURRÍCULO DE SOCIOLOGIA E A LUTA POLÍTICA PELA DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NO ENSINO MÉDIO: BNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p1915-1933

Palavras-chave:

Currículo, Relações Étnico-Raciais, Sociologia, Teoria do Discurso.

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa que investigou a luta política pela legitimação/significação da disciplina Sociologia e sua potência para pensar as diversidades étnico-raciais na política curricular para o Ensino Médio a partir do documento da Base Nacional Comum Curricular BNCC). Esse estudo está pautado nas contribuições teórico-metodológicas da Teoria do Discurso, proposta por Ernesto Laclau e Chantal Mouffe e produções de seus interlocutores no campo do currículo no Brasil. Pondera que é importante pensar para além de tentativas de fixações de bases curriculares, uma vez que é possível diferentes negociações de sentidos que produzem traduções constantes no texto curricular. Assume que as diversidades étnico-raciais e a Sociologia escolar constituem arenas disputadas, pois, os efeitos de fixação são resultantes das articulações políticas que produzem modificações nos documentos oficiais.

Biografia do Autor

Lady Daiana Oliveira da Silva, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Doutoranda em Educação pelo ProPEd/UERJ, sob orientação da professora Doutora Alice Casimiro Lopes, mestra em Educação PPGED/UESB, Vitória da Conquista - Bahia, Membro dos Grupos de Pesquisa Práticas Educativas-GEPPE (UESB), vinculada ao projeto Sociologia das
políticas curriculares: uma leitura a partir da Teoria do Discurso e do Grupo de Pesquisa Currículo: sujeitos, conhecimento e cultura. Especialista nos cursos: Metodologia do Ensino Superior, Geografia do Brasil, Ensino de Geografia e Gestão
da Educação. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação Monte Negro (2015) e licenciada em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia (2003). Atualmente
é professora efetiva da educação básica - Colégio Estadual de Igaporã-Bahia e da Prefeitura Municipal de Igaporã. Atua como diretora pedagógica da empresa ST Serviços
Empresariais. Foi orientadora da rede UNEB-2000. Atuou como professora articuladora do Ensino Médio na área de Ciências Humanas no Colégio Estadual José Rocha, município de Matina -Bahia nos anos de 2009 e 2010, prestou serviços como formadora na área de Geografia, para Rede Nacional de Formação de Professores RENAFOR - durante os anos de
2011, 2012 e 2013. Coordenou o projeto Identidade Afro-brasileira: Dialogando com as comunidade sobre a consciência negra (2013/2014/2015/2016) em parceria com o
Coletivo de Leitura de África - UNEB Campus-VI. Atualmente é funcionária pública,lotada na educação básica. E, presta serviço como professora da educação superior em
faculdades particulares, formadora em jornadas pedagógicas, consultoria educacional e palestrante na área de educação, especificamente em, currículo e formação e trabalho docente.

Núbia Regina Moreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia: Vitoria da Conquista, BA, BR

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (2007) e Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasilia (2013)  Realizou Estagio Pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPED-UERJ).Líder do grupo Observatório de Mulheres Negras (UESB), pesquisadora dos seguintes grupos: Politicas de currículo e cultura (UERJ); Grupo de Estudos e Pesquisa em Práticas Curriculares e Educativas (GEPPCE- UESB)..Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - (UESB) e docente permanente do Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Membro da Associação Brasileira de Currículo (ABdC), da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação(ANPED) e Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). Faz parte da equipe editorial da Revista Práxis Educacional..Autora do livro A Organização das Feministas Negras no Brasil já em 2ª ed. (2018).Seus interesses de pesquisa e produção em forma de artigos em periódicos, capítulos de livros e comunicação oral em eventos científicos que versam sobre: mulheres negras; produção cultural de mulheres negras, feminismo negro, trajetórias sociais, teoria e politica curriculares.

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Publicado

2020-12-16

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Artigos