CURRICULUM SOCIOLOGY AND THE POLITICAL FIGHT FOR ETHNIC-RACIAL DIVERSITY IN MIDDLE SCHOOL: BNCC

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p1915-1933

Keywords:

Curriculum, Ethnic-Racial Relations, Sociology. Discourse Theory.

Abstract

This article is the result of a research that investigated the political struggle for the legitimacy / signification of the discipline Sociology and its power to think the ethnic-racial diversities in the curricular policy for High School from the document of the Comom Curricular National Basis (BNCC). This study is based on the theoretical-methodological contributions of Discourse Theory, proposed by Ernesto Laclau and Chantal Mouffe and on the productions of its interlocutors in the field of curriculum in Brazil. It considers that it is important to think beyond attempts of fixing curriculum basis, since it is possible to assume different meaning negotiations that produce constant translations in the curricular text. It assumes that ethnic-racial diversities and school sociology are disputed arenas, since the effects of fixation are the result of political articulations that produce changes in official documents.

Author Biographies

Lady Daiana Oliveira da Silva, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Doutoranda em Educação pelo ProPEd/UERJ, sob orientação da professora Doutora Alice Casimiro Lopes, mestra em Educação PPGED/UESB, Vitória da Conquista - Bahia, Membro dos Grupos de Pesquisa Práticas Educativas-GEPPE (UESB), vinculada ao projeto Sociologia das
políticas curriculares: uma leitura a partir da Teoria do Discurso e do Grupo de Pesquisa Currículo: sujeitos, conhecimento e cultura. Especialista nos cursos: Metodologia do Ensino Superior, Geografia do Brasil, Ensino de Geografia e Gestão
da Educação. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação Monte Negro (2015) e licenciada em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia (2003). Atualmente
é professora efetiva da educação básica - Colégio Estadual de Igaporã-Bahia e da Prefeitura Municipal de Igaporã. Atua como diretora pedagógica da empresa ST Serviços
Empresariais. Foi orientadora da rede UNEB-2000. Atuou como professora articuladora do Ensino Médio na área de Ciências Humanas no Colégio Estadual José Rocha, município de Matina -Bahia nos anos de 2009 e 2010, prestou serviços como formadora na área de Geografia, para Rede Nacional de Formação de Professores RENAFOR - durante os anos de
2011, 2012 e 2013. Coordenou o projeto Identidade Afro-brasileira: Dialogando com as comunidade sobre a consciência negra (2013/2014/2015/2016) em parceria com o
Coletivo de Leitura de África - UNEB Campus-VI. Atualmente é funcionária pública,lotada na educação básica. E, presta serviço como professora da educação superior em
faculdades particulares, formadora em jornadas pedagógicas, consultoria educacional e palestrante na área de educação, especificamente em, currículo e formação e trabalho docente.

Núbia Regina Moreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia: Vitoria da Conquista, BA, BR

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (2007) e Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasilia (2013)  Realizou Estagio Pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPED-UERJ).Líder do grupo Observatório de Mulheres Negras (UESB), pesquisadora dos seguintes grupos: Politicas de currículo e cultura (UERJ); Grupo de Estudos e Pesquisa em Práticas Curriculares e Educativas (GEPPCE- UESB)..Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - (UESB) e docente permanente do Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Membro da Associação Brasileira de Currículo (ABdC), da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação(ANPED) e Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). Faz parte da equipe editorial da Revista Práxis Educacional..Autora do livro A Organização das Feministas Negras no Brasil já em 2ª ed. (2018).Seus interesses de pesquisa e produção em forma de artigos em periódicos, capítulos de livros e comunicação oral em eventos científicos que versam sobre: mulheres negras; produção cultural de mulheres negras, feminismo negro, trajetórias sociais, teoria e politica curriculares.

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Published

2020-12-16

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Section

Artigos